A “reforma política” só acontecerá se houver redução de parlamentares

Plenário da Câmara, em Brasília, com deputados jurando fidelidade ao mandato.
Plenário da Câmara, em Brasília, com deputados jurando fidelidade ao mandato.
Plenário da Câmara, em Brasília, com centenas de deputados jurando fidelidade ao mandato.

Dessa vez a anunciada e, re-anunciada reforma política no Brasil deve sair da promessa e entrar na pauta do Congresso Nacional para apreciação e votação. Para isso, foi preciso o povo ir às ruas e mostrar sua indignação com a postura dos parlamentares para que essa matéria voltasse à pauta.


Mas é preciso destacar: falta colocar em discussão a redução do número de parlamentares nas casas legislativas, também. Até hoje, o cidadão brasileiro não entende qual a necessidade de tantos deputados, senadores, vereadores “nos representando”, nas casas legislativas.

 

Até hoje, não se justificou, por exemplo, a necessidade de cada estado ter três senadores e outro número acentuado de deputados federais, proporcional à população de cada Estado. O Amazonas tem nove deputados federais e o Estado de São Paulo 70 deles. Cada estado tem direito a uma quantidade de deputados comparativamente ao número de sua população.

 

Mas o que se discute, é a necessidade real dos 513 deputados de 27 unidades federativas no Congresso Brasileiro? Esse número excessivo de deputados federais, como também de estaduais e de vereadores nos municípios, só contribui para os conchavos, acordos escusos e desrespeito às leis do País. O resultado é o descrédito total pelo qual passa a classe política no Brasil.

Lotação só acontece quando da votação de  pautas polêmicas.
Lotação só acontece quando da votação de pautas polêmicas.

No caso de senadores, dois por estado seriam mais que suficiente. Deputados, o Amazonas só precisa de três (são os que trabalham, na realidade). Para os mandatos de deputado estadual e vereador, que se reduza o numero destes parlamentares, nas três Casas Legislativas, algo em torno de 30a 40% e, já está de bom tamanho.

 

Podem ter certeza, o legislativo funcionaria da mesma forma, com uma redução substancial de custos. Seriam muitos milhões de reais economizados para serem aplicados em projetos para a população do Brasil, isso sem contar os “caixas 2”, mensalões, lavas jatos, metrosalões e outros escândalos mais.

Por: Paulo Onofre

Artigo anteriorHomens armados atacam Parlamento e matam pelo menos oito na Tunísia
Próximo artigoSatélites revelam que mais crateras misteriosas surgem na Sibéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui