Gestores municipais estão sendo capacitados para atuar no Bolsa Família

Gestores em encontro de capacitação para o Bolsa Família/Foto: Antonio Lima
Gestores em encontro de capacitação para o Bolsa Família/Foto: Antonio Lima
Gestores em encontro de capacitação para o Bolsa Família/Foto: Antonio Lima

Iniciado, ontem, terça-feira (24), a capacitação da primeira turma da Oficina de Acompanhamento Familiar do Sistema de Condicionalidades (Siscon), dos programas sociais do Governo Federal, a cargo da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas).  O encontro continua hoje, quarta-feira (25), a partir das 08h00, e conta com a participação das técnicas da coordenação de Proteção Social Básica (PSB) da Secretaria Nacional da Assistência Social (Cnas), Michelly Eustáqui, e da secretária Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Nathália Leitão.


A oficina faz parte do Calendário de Treinamento 2015 dos trabalhadores do Cadastro Único (CadÙnico), e será desenvolvimento pela Coordenadoria Estadual Bolsa Família, vinculada à Seas. Atualmente, mais de 605 mil famílias estão cadastradas no PBF no Amazonas. Desse total, mais de 365 mil recebem o benefício, que em fevereiro alcançou o investimento de R$ 73.607.138,00 no programa de transferência de renda no Estado.

No primeiro dia, a capacitação reuniu gestores municipais das áreas do Serviço Social, Saúde, Educação e representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Barurí, Novo Airão, Codajás, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Urucurituba, Manaquiri e Careiro Castanho.

A secretária da Assistência Social de Itacoatiara (a 265 quilômetros), Ariana Araújo, disse que a maior dificuldade enfrentada pelos municípios amazonenses para alimentar o sistema de condicionalidades do PBF ainda é a falta de Internet e o transporte para atender às famílias. “Infelizmente ainda não conseguimos superar essa situação”, disse.

A secretária da Seas, Regina Fernandes, disse que o treinamento da segunda turma acontece nesta quinta, 26, e sexta-feira, 27, também na sala multiuso do órgão e, desta vez, vai reunir representantes dos municípios de São Sebastião do Uatumã, Maués, Anamã, Anori, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Manicoré e Parintins.

Artigo anteriorSenado aprova fim das coligações partidárias em eleições proporcionais
Próximo artigoBoeing 737 faz pouso de emergência na Rússia, após apresentar problemas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui