Rios da Amazônia ultrapassam níveis de cota

Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia - Foto: André Dib/Reprodução

Com o período de chuvas na Amazônia, os rios estão mais cheios e começam a ultrapassar os níveis de cota. Em algumas localidades, a tendência é de elevação, caso as previsões de chuva se confirmem para bacias.


De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o rio Madeira está acima da cota de alerta (15 m) em Porto Velho (RO). Na última terça-feira (11), foi registrada a marca de 15,47m.

O nível do rio Acre também subiu e ultrapassou a cota de inundação (14 m) na capital Rio Branco (AC). De acordo com dados do SGB, a marca chegou a 14,09 m na última segunda-feira (10).

As análises do SGB indicam que o nível do rio pode estabilizar na capital acreana e reduzir ao longo da calha principal. No entanto, o cenário ainda exige atenção, explica o pesquisador do SGB Marcus Suassuna, assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial: “Estamos monitorando de perto o Riozinho do Rola, um afluente que está subindo e pode influenciar o comportamento do Rio Acre. Pancadas de chuva têm sido observadas na região e a previsão indica que devem continuar até o dia 15 ou 16, impactando os níveis do rio”.

Artigo anteriorHomem é preso com arma, drogas, câmeras do tráfico e dinheiro no Santo Agostinho
Próximo artigoProjeto ‘Tarde Dançante’ reúne centenas de pessoas no Parque do Idoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui