RenovaBR abre inscrições para formação de novos líderes políticos com olhar para 2026

Foto: Recorte

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Renova BR para capacitação de pessoas interessadas em disputar cargos eletivos em 2026. Nesta edição, a escola de formação política traz um modelo de ensino reformulado, dividido em três níveis de aprendizado, adaptados à experiência de cada participante.


A grade foi estruturada para atender diferentes perfis, desde aqueles que desejam ingressar na política pela primeira vez até lideranças experientes que buscam aprimorar suas habilidades. O curso será dividido em três níveis: o primeiro, voltado para aqueles com dinamismo pessoal, social e profissional que desejam ingressar na vida pública; o segundo, para candidatos que já enfrentaram desafios eleitorais e buscam ampliar sua atuação; e o terceiro destinado a políticos consolidados em grandes cidades ou no cenário estadual e federal.

Além da nova estrutura de ensino, o processo seletivo também trará inovações na avaliação dos candidatos. Agora, serão analisados não apenas o histórico e experiência dos inscritos, mas também a compreensão prévia sobre temas relevantes, como educação, saúde, segurança pública e mudanças climáticas. “Queremos garantir que os candidatos tenham uma visão abrangente e estejam preparados para debater questões fundamentais para suas regiões”, destaca Bruna Barros, diretora na instituição.

Desde sua criação, a escola já capacitou mais de 3.500 pessoas, das quais 440 foram eleitas. Na região Norte, destacam-se os ex-alunos do RenovaBR que conquistaram mandatos: no Acre, os vereadores José Lopes (Republicanos) e Professora Vanda Aguiar (União); no Amapá, o vereador Tárcio Leite (PDT); no Amazonas, o vereador Fernando Oliveira (União); e no Pará, 12 vereadores eleitos, como Edilane Leão Filha do Ladislau (PDT), Alexandre Santos (PP), Juliene Nobre (MDB), Jorge Vaz (PRD), Nay Barbalho (PP), Vitor Sales (União), Pablo Ortega (PSB), Bia Kató (MDB), Neto D Ippolito (PV) e Antônio Armando Jr (União), além do prefeito de Mãe do Rio (PA), Bruno Rabelo (MDB) e a vice-prefeita de Castanhal (PA), Dra. Mylena Costa.

Artigo anteriorChina proíbe entrega de jatos da Boeing em reação ao tarifaço dos EUA
Próximo artigoElefantes protegem filhotes durante terremoto de magnitude 5,2 nos Estados Unidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui