Aeroportos do AM promovem ‘Vozes Indígenas’ para valorizar e conectar a cultura amazônica

Foto: Divulgação

Celebrando e valorizando a cultura dos povos indígenas da Amazônia, os aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga, administrados pela VINCI Airports no Amazonas, recebem uma programação especial com as ações “Vozes Indígenas”. Exposições de fotografia, de artefatos e artesanatos, visita a comunidades e formatura de jovens indígenas em um curso de informática integram as atividades em 2025.


O Manaus Airport está recebendo uma exposição de fotografias que retratam os costumes, tradições e cultura dos povos Sateré Mawé, Witoto e Baré. Os registros, produzidos pela fotojornalista amazonense Nathalie Brasil, ficarão disponíveis, até o dia 14 de maio, para visitação pública no saguão principal do aeroporto, próximo à área de lojas e restaurantes.

No dia 29 de abril, funcionários e membros da comunidade aeroportuária fizeram uma visita ao Parque das Tribos, conhecido como o primeiro bairro indígena do Brasil, para conhecer as ações do Instituto Witoto, organização liderada por mulheres, que atua pelo fortalecimento das identidades, pelo desenvolvimento cultural, social, ambiental, territorial e econômico dos povos indígenas da Amazônia.

Foto: Divulgação

No Tefé Airport, desde o dia 25 de abril, em parceria com a Prefeitura do município, está disponível para visitação uma exposição que reúne peças de artesanato indígenas tradicionais do Médio Solimões, com referências à castanha, fruto cultivado na região, aos grafismos e ao cotidiano das comunidades amazônicas.

No último dia 24 de abril, no Tabatinga Airport, ocorreu a cerimônia de formatura de jovens indígenas ticunas das comunidades indígenas Umariaçu I e Umariaçu II, que fizeram parte da primeira turma do curso gratuito de informática básica do Laboratório Évare, promovido em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Mais do que a entrega de certificados, o momento representou sonhos realizados e novas oportunidades para os jovens.

O projeto Évare é uma iniciativa que promove a educação inclusiva e a valorização dos povos indígenas, fatores alinhados aos propósitos sociais da VINCI Airports, que mantem compromissos firmes com ações de ESG (Environmental, Social, and Governance – Ambiental, Social e Governança).

Foto: Divulgação

A Gerente de Comunicação da VINCI Airports no Brasil, Daniela Franco, destaca: “O respeito e a valorização dos povos da Amazônia são cuidados presentes em nossas atividades e ambientes dos aeroportos onde atuamos. O “Vozes Indígenas” vem para consolidar essas iniciativas e reafirmar nossa conexão com os povos amazônicos. Além de celebrar a cultura, promover a escuta e cultuar a sabedoria, queremos impactar a vida desses povos com iniciativas que geram impacto social para essas comunidades”.

Sobre o Aeroporto de Manaus

O Aeroporto de Manaus, integrante da rede VINCI Airports, localizado no maior estado do Brasil, o Amazonas, é um dos principais aeroportos da Região Norte do país.

Sobre a VINCI Airports

Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports opera mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constroi e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização de infraestruturas e gerenciamento de suas operações e transição ambiental. A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016, para atingir a meta de emissão líquida zero em toda a sua rede até 2050.

Artigo anteriorApoio federal chega a São Paulo de Olivença após erosões no Alto Solimões
Próximo artigoFeira do São Francisco recebe mutirão de atendimento da Águas de Manaus neste sábado (03)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui