
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD) informou hoje, quarta-feira (07), que a Casa vai avaliar a possibilidade de redução de salários dos parlamentares e diretores, com base em consenso e apoio dos 24 deputados estaduais, ressaltando que a decisão precisa do apoio da maioria, assim como foram apoiadas as medidas iniciais de contenção de gastos que a administração do Legislativo está adotando, desde o início de 2015. “Da minha parte não há nenhum problema em diminuir salário de deputado estadual, mas, é uma decisão democrática que precisa passar análise dos 24 deputados desta Casa”, reforçou.
A sugestão de redução de salários partiu do deputado José Ricardo (PT), que apresentou um Memorando à Presidência, propondo a redução de 10% dos salários de deputados e diretores e 30% da verba da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP).
O presidente Josué Neto apontou que além da redução de contratos e do expediente na Aleam, a Casa não aumentou a verba de gabinete e nem a CEAP, neste ano, que se mantiveram em R$ 90,2 mil e R$ 25,6 mil, respectivamente. “Mesmo antes de a noção da crise se ampliar, a Assembleia Legislativa já estava adotando várias providências com relação à redução de custos. Então, quando o governo federal falou em corte de gastos, a Aleam já havia dado sua contribuição cerca de sete meses antes”, apontou.