



Foi aberta na manhã de hoje, terça-feira (06), pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), a 42ª Reunião Ordinária do Conselho, no Tropical Hotel, na zona Oeste de Manaus.
O encontro que reúne reitores e pró-reitores de ensino e de desenvolvimento institucional das 41 instituições da Rede Federal de Ensino se estende até o próximo dia 08 de maio. Simultaneamente, acontecem o Fórum de Ensino (FDE) e de Desenvolvimento Institucional (FDI), nos campi Manaus Centro (CMC) e Manaus Distrito Industrial (CMDI), respectivamente para debater questões de interesse das instituições de ensino.
Coral emociona
Um dos pontos altos da cerimônia foi a apresentação do coral IFAMÍLIA, do campus de Presidente Figueiredo, distante 107 km de Manaus. Sob a regência do maestro Abraão de Souza, 40 alunos entre cantores e banda, apresentaram um repertório com músicas regionais e com clássicos da Música Popular Brasileira.
Homenagens
O anfitrião do evento, reitor João Martins Dias, foi homenageado pelo CONIF e recebeu das mãos do presidente do Conselho, Luiz Augusto Caldas, uma placa de menção honrosa pelo compromisso com a educação no Amazonas e pelos 20 anos de serviços prestados a Rede Federal de Ensino.
Caldas destacou o desafio em promover o ensino no Amazonas, afirmando que a missão é uma tarefa árdua devido às distâncias continentais, além dos entraves com a logística e deslocamento de servidores.
O artista plástico Moacir Andrade, presidente da Academia Amazonense de História, outorgou a Medalha de Honra ao Mérito “Cleomines Chaves” a João Martins Dias e destacou a liderança e dedicação do reitor a frente do IFAM durante tanto anos.
Bastante emocionado, João Dias agradeceu as homenagens e destacou o trabalho desenvolvido no IFAM durante sua gestão.
“Fiquei muito emocionado com a apresentação do coral de Presidente Figueiredo e posso afirmar que durante 20 anos como gestor do IFAM nunca senti que o trabalho fosse algum tipo de obrigação, sempre o fiz com muito prazer e, principalmente, com o objetivo de levar o ensino ao interior do Amazonas”, disse Dias responsável por implantar seis campi no interior, no Acre e em Rondônia. Hoje, o Instituto Federal do Amazonas possui 14 campi distribuídos no Estado.