

Recém-chegado de um intercâmbio de quatro meses em Welland, no Canadá, o estudante do curso de engenharia mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Marcos Rylo, de 22 anos, compartilha sua experiência no país que tem se tornado referência na área de engenharia e tecnologia.
Após ganhar uma bolsa para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), Rylo foi o primeiro estudante do IFAM a passar quatro meses estudando no Canadá. Em seu retorno, o finalista de engenharia mecânica destaca a infraestrutura oferecida no college e traça um comparativo entre a forma de ensino do Brasil e do Canadá.
“Os laboratórios são sensacionais e muito avançados. Temos a possibilidade de desenvolver nossos projetos com o que há de melhor, além disso, os professores são mais indutivos no modo de ensinar, ou seja, você tem que correr atrás para tirar suas dúvidas e aperfeiçoar o que viu em sala de aula”, disse Marcos que em 2012 passou 20 dias na França estudando soluções para a área automotiva.
O próximo passo de Rylo é tentar o mestrado profissional para desenvolver projetos na área industrial ou se candidatar a vagas de emprego fora do Brasil, onde o mercado se mostra mais competitivo e vantajoso para o profissional.
“Voltei com a mente mais aberta e um intercâmbio como este, abre um leque de oportunidades e novas perspectivas sobre o tipo de profissional que quero ser”, deixando a dica de que é preciso ter paciência para enfrentar o processo de seleção e, principalmente, consciência dos desafios que surgirão em um país estrangeiro.
Longe de Casa
Enquanto muitos sofrem com a distância da família e de casa, Marcos afirma que esse não foi o maior desafio.
“Fiquei em uma homestay, casa de família que acolhe estudantes estrangeiros, com um ucraniano e um japonês. E apesar de passar o dia todo na faculdade, a hora do jantar era um momento em que nos encontrávamos para falar sobre como foi nosso dia. Achei isso interessante, pois no Brasil é comum chegar em casa, fazer sua refeição e ir para o quarto. O maior desafio foi escrever textos científicos em inglês e nos padrões exigidos por eles”, destacou.
ELAP
O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.