Aeroporto terá orientações sobre coronavírus

Foto: Reprodução

O surgimento de casos de coronavírus no Brasil tem deixado o Amazonas em alerta. A diretora presidente da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, informou que já houve uma primeira reunião na segunda-feira (27) e muitas medidas de orientação estão em pleno funcionamento no aeroporto, como os avisos sonoros para orientar os passageiros para as boas práticas de prevenção, como a importância das lavagens das mãos e o uso de álcool gel. Porém, conforme aumenta o nível de atenção, novos protocolos são definidos.

“A nossa intenção é o alinhamento operacional dos casos suspeitos de coronavírus que atenda o critério definido pelo Ministério da Saúde quando identificado dentro da aeronave”, disse.

Rosemary salienta que os protocolos são internacionais. “O aeroporto definiu um espaço para o deslocamento da aeronave, o local isolado para o primeiro atendimento desse indivíduo, a notificação imediata aos órgãos de controle e o encaminhamento para Hospital e do Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz”.

A FVS-AM também alerta à população para o aumento esperado de casos de síndromes respiratórias nos primeiros meses do ano, e reforça as medidas de prevenção e controle, como por exemplo, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, o uso de álcool gel a 70%, evitar contato com pessoas gripadas e lugares aglomerados, etiqueta da tosse (evitando-se tossir diretamente nas mãos, e sim na curva interna do braço), uso de lenços descartáveis, uso de máscaras, repouso adequado, boa hidratação, alimentação equilibrada, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui