Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias são homenageados na CMM

Homenagem ao dia nacional dos agentes comunitários de saúde - Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

Nesta sexta-feira, 4/10, à tarde, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), no Santo Antônio, zona Oeste, uma sessão solene homenageou os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) lotados nos Distritos de Saúde (Disas) e unidades básicas de saúde da Prefeitura de Manaus. A homenagem foi proposta pelo vereador Raulzinho.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, que representou o prefeito Arthur Virgílio Neto na solenidade, falou da importância desses profissionais, responsáveis por fazer chegar à população as ações de prevenção a doenças e também o acompanhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Homenagem ao dia nacional dos agentes comunitários de saúde – Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

Com histórias de amor à vida e de solidariedade às pessoas nos bairros e comunidade de Manaus, os ACSs desenvolvem as atividades diárias com base às realidades de cada comunidade, onde a relação de confiança e a efetividade do trabalho são pré-condições para que a prevenção às doenças e a recuperação da saúde possam acontecer.

Em Manaus, a rede de Saúde da Prefeitura conta com 1.475 profissionais ACSs, segundo dados do SCNES/Datasus. Eles estão inseridos nas equipes da Estratégia Saúde da Família, coordenadas pela Gerência de Estratégia da Saúde da Família, do Departamento de Atenção Primária (DAP), da Semsa, por meio das quais o município promove a assistência às famílias manauaras. A rede de saúde do município de Manaus tem, atualmente, em atividade, lotados nas UBSs cerca de 800 Agentes de Combate às Endemias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui