

A programação contou com reuniões e palestras, com a participação de lideranças de comunidades do interior do Amazonas, profissionais e estudantes de comunicação e representantes entidades diversas. Além deles, mais de 300 produtores da agricultura familiar, fornecedores do Programa da Merenda Escolar (Preme); e produtores de móveis de mais de 40 moveleiras, que produzem móveis com madeira certificada e fornecem para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa dos Móveis Escolares (Promove). Móveis e alimentos dos dois Programas estiveram expostos na feira de produtores.
“Foram três dias de dedicação intensa, para debater o meio ambiente e a sustentabilidade, com aqueles que estão envolvidos com a causa ambiental, como produtores, comunicadores, lideranças comunitárias e representantes de ONGs e do Estado”, explicou a titular da SDS, Kamila Amaral.

OFICINA – Os voluntários ambientais dos Parques da Copa foram capacitados, através de um curso intensivo, para atendimento e orientação dos visitantes nas Unidades de Conservação do Amazonas.
ENCONTRO – Os desafios da comunicação socioambiental no Amazonas foram discutidos por profissionais como Herbert Henning, Elaíze Farias e Wilson Reis, no II Encontro de Comunicação Socioambiental.
CAR – Outro curso importante foi o do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com orientações de como fazer o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. O CAR tem como objetivo promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
FEIRA REGIONAL – Produtores locais tiveram a oportunidade de expor e vender seus produtos na feira que esteve aberta ao público durante os três dias de programação. Entre eles, havia alimentos, artesanato, utensílios domésticos e biojoias.
MODA AMBIENTAL – Além da feira de produtos regionais, também houve nos dias de evento desfiles de moda ambiental, produzidos por Fernando Salignac, e com a participação de mais de 20 estilistas, que utilizaram matéria-prima local para a confecção de peças.
LANÇAMENTO REVISTA – A primeira edição da revista “Amazonas Sustentável” foi lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente para divulgação das ações da agenda ambiental do Governo do Amazonas, através da SDS.