Produtos da agricultura familiar foram tema da Semana do Meio Ambiente 2014

O evento ocorreu em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
O evento ocorreu em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
O evento ocorreu em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

A programação contou com reuniões e palestras, com a participação de lideranças de comunidades do interior do Amazonas, profissionais e estudantes de comunicação e representantes entidades diversas. Além deles, mais de 300 produtores da agricultura familiar, fornecedores do Programa da Merenda Escolar (Preme); e produtores de móveis de mais de 40 moveleiras, que produzem móveis com madeira certificada e fornecem para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa dos Móveis Escolares (Promove). Móveis e alimentos dos dois Programas estiveram expostos na feira de produtores.


“Foram três dias de dedicação intensa, para debater o meio ambiente e a sustentabilidade, com aqueles que estão envolvidos com a causa ambiental, como produtores, comunicadores, lideranças comunitárias e representantes de ONGs e do Estado”, explicou a titular da SDS, Kamila Amaral.

Secretária Kamila Amaral, fazendo a apresentação dos produtos e potencialidades da Amazônia.
Secretária Kamila Amaral, fazendo a apresentação dos produtos e das potencialidades da Amazônia.

OFICINA – Os voluntários ambientais dos Parques da Copa foram capacitados, através de um curso intensivo, para atendimento e orientação dos visitantes nas Unidades de Conservação do Amazonas.

ENCONTRO – Os desafios da comunicação socioambiental no Amazonas foram discutidos por profissionais como Herbert Henning, Elaíze Farias e Wilson Reis, no II Encontro de Comunicação Socioambiental.
CAR – Outro curso importante foi o do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com orientações de como fazer o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. O CAR tem como objetivo promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

FEIRA REGIONAL – Produtores locais tiveram a oportunidade de expor e vender seus produtos na feira que esteve aberta ao público durante os três dias de programação. Entre eles, havia alimentos, artesanato, utensílios domésticos e biojoias.

MODA AMBIENTAL – Além da feira de produtos regionais, também houve nos dias de evento desfiles de moda ambiental, produzidos por Fernando Salignac, e com a participação de mais de 20 estilistas, que utilizaram matéria-prima local para a confecção de peças.

LANÇAMENTO REVISTA – A primeira edição da revista “Amazonas Sustentável” foi lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente para divulgação das ações da agenda ambiental do Governo do Amazonas, através da SDS.

Artigo anteriorWilsom Lisboa defende ingresso de brasileiros em Universidades Bolivianas
Próximo artigo‘Fernandão é um exemplo de caráter’, diz Dilma, em entrevista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui