Aleam aprova adesão dos poderes ao fundo de previdência

Foto: Divulgação
O Projeto de Lei nº 12/2007, que institui a adesão do Ministério Público do Estado do Amazonas, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça ao Sistema Único Previdenciário do Estado, foi aprovado com votos favoráveis de 18 parlamentares, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam),  nesta quarta-feira, 1º de novembro. A proposta foi capitaneada pelo deputado David Almeida(PSD), quando esteve à frente do Governo do Estado.
David Almeida destacou que a adesão ao Sistema Único de Previdência está prevista na Emenda Constitucional nº 41/2003, e que a discussão já se arrastava há 14 anos. Ele lembrou que caso não houvesse a adesão, o Amazonas teria dificuldades em receber o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento expedido pelo Governo Federal, o qual atesta a regularidade previdenciária do Estado. Permitindo assim que sejam celebrados convênios e movimentações financeiras.
Aleam aprova Projeto de Lei de adesão dos poderes ao Fundo Único de Previdência do Estado/Foto: Dhyeizo Lemos
“Essa discussão é de longa data e hoje vivemos um dia histórico. Logo que assumi o governo, soube que ia vencer o CRP do Estado e teríamos dificuldades em receber repasses constitucionais. Nós precisávamos resolver o problema e quando soube dele nos primeiros 15 dias da minha administração comecei a conversar. Fomos ao TJ, MP  e TCE, onde eunimos com os representantes desses órgãos.Essas discussões se deram em várias reuniões. Quando se quer vencer um desafio, ele é resolvido. Foi na nossa curta gestão como governador que avançamos nisso e fico feliz em estar participando como parlamentar desse momento”, disse.
O Presidente do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), Márcio Rys Meirelles, esteve presente no plenário Ruy Araújo para acompanhar a votação. Ele explicou que a partir da aprovação, os órgãos assinarão um termo de adesão junto ao Amazonprev, que passa a controlar as questões previdenciárias das instituições.
“Após a assinatura do termo de adesão, parte-se para a sequência de ações que é a migração de informações desses regimes para um único local, que é a Amazonprev. Isso vai envolver a Sefaz, Prodam, AmazonPrev, além das instituições. Hoje é um dia feliz. Após muito tempo de discussão o projeto foi aprovado”, afirmou.
Foto: Divulgação
Serafim parabeniza envolvidos
O Deputado Serafim Corrêa (PSB),  relator da matéria, parabenizou os órgãos pela adesão e fez uma menção à articulação de David Almeida para o êxito no processo.
“Foi uma construção coletiva, mas destaco a participação do Deputado David Almeida, que na época era Governado Interino, nesse processo. É claro que não se faz isso sozinho. Houve a participação do Flávio Pascarelli (Presidente do Tribunal de Justiça), do Fábio Monteiro (Procurador-Geral do Ministério Público) e do Ari Moutinho (Presidente do Tribunal de Contas) e dos servidores do Amazonprev. Todos os que participaram disso estão de parabéns. Esse é um passo importante para a sobrevivência do sistema previdenciário do funcionalismo público amazonense”, destacou.

Artigo anteriorFamília americana desaparece depois de ataque pirata em rio do Pará
Próximo artigoMPF ajuíza ação contra RR por ‘remoção forçada’ de venezuelanos para abrigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui