Alecrim conversa com novo ministro sobre participação no SUS

Ministro Artur Chioro(D) com o ex Alexandre Padilha

Ministro Artur Chioro(D) com o ex Alexandre Padilha


O secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Wilson Alecrim, participou, em Brasília, da cerimônia de posse do novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que ocorreu no Palácio do Planalto.

No domingo, como presidente do Conass, Alecrim já havia se encontrado com Arthur Chioro, no I Fórum Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais de Saúde. Os dois conversaram sobre a participação dos Estados no SUS e o novo ministro prometeu fazer uma gestão que garanta apoio aos governos estaduais, dando especial atenção aos que priorizam a saúde. O ministro citou o Amazonas como exemplo, pelos investimentos que o Governo do Estado tem feito no setor.

O I Fórum Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais em Saúde, que reuniu gestores e acadêmicos brasileiros e estrangeiros, foi promovido pela Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), com o objetivo de compartilhar concepções e trajetórias de construção da cobertura e de sistemas universais de saúde, analisando desafios e inovações dos países presentes e visando o fortalecimento dos sistemas nacionais de saúde e a garantia do direito à saúde.

A realização do evento teve a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e Grupo Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (GTSUS/Unasul-Saúde). O evento contou com a participação de representantes de 17 países.

Wilson Alecrim ressaltou o momento oportuno do evento, tendo em vista as mudanças que pelas quais a estrutura organizacional do SUS vem passando, especialmente nos últimos três anos, no que diz respeito ao planejamento e a prática da gestão. “Certamente o que discutimos aqui irá fortalecer os intercâmbios e as parcerias internacionais. O Brasil pode contribuir muito, já que somos o país com maior população entre aqueles que adotaram o sistema universal de saúde”, disse.

“Sistemas Universais e Cobertura Universal: inovação e desafios” foi o tema da mesa redonda de abertura do evento. As exposições de Eleonor Conil (UFSC e OIAPSS), Paulo Buss (Fiocruz e Unasul) e James Fitzgerald (Opas/OMS) foram coordenadas pelo assessor para Assuntos Internacionais do CONASS, Fernando Cupertino.

“Governança efetiva para cobertura e sistemas universais de saúde”, “A relação entre o setor público e privado na garantia do acesso à saúde”, “Financiamento em saúde” e “Profissionais de saúde em áreas remotas” foram outros temas abordados durante o Fórum. Na mesa redonda de encerramento, o tema foi: “Caminhos para cobertura e sistemas universais em saúde – rumo aos objetivos pós 2015”.

 

Artigo anteriorInauguração do Ceti de Iranduba abre o ano letivo no Amazonas
Próximo artigoMulher é presa com ‘receita’ para fazer pasta-base de cocaína

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui