Alta de casos de Covid em SP leva escolas a suspenderem aulas

Foto: Reprodução

A nova alta de casos de Covid-19 tem levado escolas da cidade de São Paulo (SP) a suspenderem aulas de turmas com registros de contaminação e a voltarem a recorrer ao ensino remoto como medida paliativa.


O efeito tem sido observado tanto em colégios particulares, que possuem regras distintas, quanto em escolas da rede municipal, que seguem protocolo da prefeitura. Recentemente, a gestão municipal voltou a recomendar o uso de máscara de proteção em ambientes de ensino.

A pandemia de Covid piorou no estado de São Paulo ao longo das últimas semanas. No período de um mês, o número de internados por Covid-19 subiu até 275% em hospitais privados de São Paulo. Nas redes municipal e estadual, o número de hospitalizados devido à Covid também mais do que dobrou no mesmo intervalo de tempo.

Os números ainda seguem distantes do pico da variante Ômicron, no começo do ano, mas têm demandado atenção das autoridades e da diretoria de escolas.

Com sede no Morumbi, zona sul paulistana, o Colégio Franciscano Pio XII registrou afastamento das aulas presenciais de 69 alunos contaminados e de uma turma do 8º ano no mês de maio. Na atual fase do protocolo da escola, uma turma inteira é afastada a partir do quinto caso de contaminação confirmada dentro do período de sete dias.

“O número de maio significa um aumento considerável quando comparado ao total de casos de janeiro a abril, em que houve a ocorrência de 44 confirmações ao longo dos quatro meses”, informou o colégio. O valor não inclui estudantes com casos suspeitos, que também são afastados. Conforme o colégio, alunos sem acesso à aula presencial por problemas de saúde podem acompanhá-las de forma remota, exceto nos casos de avaliação escolar.

No Colégio Humboldt, escola bilíngue que fica em Interlagos, zona sul paulistana, quatro turmas foram suspensas recentemente por um período de sete dias devido à alta de casos de Covid.

“Se em uma sala houver três casos, suspende-se a turma e os alunos vão para o ensino remoto”, informou o colégio. Também há relatos de turmas afastadas de forma simultânea no Colégio Sagrado Coração de Jesus, no bairro Pompeia, zona oeste. A escola inclusive adiou a festa junina para o fim do mês diante da elevação de casos.

A reportagem obteve relatos ainda de que a alta de casos acarretou suspensão de aulas presenciais no Colégio Marista Glória, no Cambuci, região central da cidade. Procurada, a escola informou que não comenta casos específicos, mas destacou que, “em determinadas situações, faz-se necessário o afastamento dos estudantes das atividades presenciais”.

“Esses casos são orientados pela Vigilância Epidemiológica e seguem as determinações de normas técnicas específicas: caso três alunos da mesma turma apresentem sintomas, o grupo é suspenso das aulas”, explicou.

Fonte: R7

Artigo anteriorSuposto traficante é perseguido e assassinado a tiros no Lírio do Vale 2
Próximo artigoPC-AM alerta população sobre o golpe das taxas de entregas para receber presentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui