Aluguel de carros intensifica cultura voltada para a mobilidade urbana

Foto: Divulgação/iStock

Serviço é responsável por grande parte do crescimento no seu setor

O custo mensal de um carro no valor de 50 mil reais, financiado em 60 meses, com taxa de juros de 1,5% ao mês e entrada de 25 mil reais, pode chegar a até 2 mil reais. O dado, levantado pela agência RBS, provoca uma reflexão que tem estado cada vez mais presente na vida dos brasileiros, que mais e mais pessoas optam pelo aluguel de carros e se desapegam da ideia de posse.

O movimento, influenciado por muitos outros fatores além do custo de se ter um automóvel, tem suas maiores evidências observadas ao analisar o crescimento no setor de serviços. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o setor chegou a crescer até 10,9% em 2021, quebrando recordes registrados em 2012.

Transporte e serviços auxiliares ao transporte são segmentos que se destacaram no ano de 2021, e tendem a se destacar ainda mais. A mobilidade urbana cresce para se tornar um conceito intrínseco à vida pós-moderna, alterando perspectivas e mudando outros conceitos que aparentavam estar estabelecidos.

O aluguel de carros é um serviço que se encaixa na definição. O movimento cultural a favor da mobilidade urbana, que começou com a chegada dos aplicativos de transporte e bicicletas alugadas, tem transformado a perspectiva do brasileiro quanto às suas possibilidades. A ideia de posse, que tem se deteriorado aos poucos, começando na geração millennial, deixa de ser tão importante quanto ir de um destino a outro.

O desejo da maioria, nos dias de hoje, é utilizar o serviço. Possuir ou não os meios, não importa mais – não frente a inovações facilitadoras da locomoção, em meio a uma paisagem urbana em constante transformação.

As locadoras de carros oferecem a solução para quem deseja economizar e não tem apego pela ideia de posse. O serviço de aluguel de carros é uma solução confortável, que beneficia o usuário, facilita a locomoção e reforça a importância da mobilidade urbana.

O serviço ainda diminui a frota de carros nas ruas, diminuindo o trânsito e tornando as cidades mais sustentáveis. Quanto mais pessoas utilizam carros terceirizados, menor a quantidade de carros nas ruas em diferentes horários.

Além disso, quem usufrui do serviço pode optar por variedade e experimentar um modelo novo toda semana. Os apreciadores de carros podem andar com um esportivo nos dias de trabalho, SUVs nos dias de lazer e carros de luxo, quando desejado.

Mais do que qualquer outra coisa, o aluguel de carros está transformando a cultura brasileira, e tende a estar cada vez mais em alta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui