TCEAM
Início Amazonas Alunos de Itacoatiara ganham prêmios em Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Alunos de Itacoatiara ganham prêmios em Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Foto: Divulgação

Os alunos do ensino médio da Escola SESI Abrahão Sabbá, localizada em Itacoatiara, a 269 quilômetros de Manaus, foram premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), com as distinções Destaque em Inovação, Engenharias e Prêmio Jovens Cientistas Revolucionários. A FBJC é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual. O projeto vencedor dos estudantes é voltado para purificação das águas do rio Amazonas e abastecimento de comunidades ribeirinhas do Estado. Os alunos, que concorreram com projetos de todo o Brasil, agora buscam parceria para desenvolver protótipo do projeto.

Inicialmente, a ideia foi apresentada em abril pelos alunos Rickson Moraes, Amanda Vasconcelos e Alice Pimentel, na Mostra Virtual da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), em que saiu finalista e sendo um dos três melhores do estado e o único do interior. O projeto descreve e avalia um sistema que converte a energia elétrica em energia química, conhecida como eletrólise, para purificar as águas do rio Amazonas e abastecer as comunidades ribeirinhas do estado com água potável.


Foto: Divulgação

“O Sistema desenvolvido pelos alunos pode beneficiar as comunidades que não têm acesso a água tratada e reduzir as doenças causadas pela água contaminada. A equipe segue buscando parcerias para desenvolver um protótipo funcional para que possa ser aplicado e beneficiar de fato essas pessoas”, disse o professor da Escola SESI de Itacoatiara e orientador da equipe, Nicanor Bueno, ao acrescentar que a pesquisa feita pelos alunos mostrou que a implementação seria de baixo custo.

Apresentado ao público por meio de salas virtuais temática, o projeto rendeu três prêmios para os alunos de Itacoatiara. O primeiro foi destaque em “Inovação”, destinado à proposta mais inovadora e relevante para solucionar problemas atuais presentes na sociedade. A ideia também conferiu medalhas e certificados na premiação por área de conhecimento, com o 2º lugar em “Engenharias”, por conta do sistema criado para purificação das águas.

Foto: Divulgação

Nas premiações especiais, a equipe foi agraciada com o prêmio Jovens Cientistas Revolucionários FETEC-MS, destinado a equipe que será credenciada e receberá o auxílio financeiro para participar da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS) em 2021.

Para competir com outros 334 projetos selecionados em todo o Brasil, na 1ª edição da FBJC, os alunos, juntamente com Thomás Vasconcelos, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM-Itacoatiara), aprimoraram a engenharia e o desenho do sistema, com uso de uma roda d’água em que a energia mecânica é transformada em energia elétrica por um gerador.

Artigo anteriorEmpresas do PIM serão beneficiadas com medida para salvar empregos
Próximo artigoComunidades da RDS começam a receber ações de educação ambiental

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.