Comunidades da RDS começam a receber ações de educação ambiental

Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, em Manaus, começaram a receber, ontem terça-feira (30), ações de educação ambiental para prevenção de desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas. A ação integrada, que segue até esta quinta-feira (02/07) na RDS, é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pelo Exército Brasileiro.


As comunidades Nova Canaã e Nova Esperança foram as primeiras a receber as oficinas de prevenção aos incêndios florestais. Durante a atividade, os moradores participaram de uma roda de conversa sobre a importância das Unidades de Conservação e a necessidade de se prevenir as queimadas com foco, também, no combate ao desmatamento.

Foto: Divulgação/Sema

“A educação ambiental é tão importante para controlar o desmatamento e as queimadas quanto as ações de repressão aos crimes ambientais. Muitas atividades tradicionais no Amazonas fazem uso do fogo de forma cultural. Também é nosso papel discutir junto às populações tradicionais as alternativas viáveis para minimizar esses impactos, sobretudo no período de estiagem”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A ação iniciada nesta terça (30/06) faz parte das estratégias executadas em conjunto pela Operação Curuquetê 2, lançada em junho pelo Governo do Estado, e pela Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal, no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Foto: Divulgação/Sema

“Este foi um trabalho muito participativo, em que o Exército mostrou seus eixos de trabalho no combate ao desmatamento e queimadas, e nós entramos na discussão do que seriam consideradas práticas seguras para fazer, por exemplo, as atividades de roçado, sem agredir o meio ambiente ou provocar danos maiores para a área de floresta”, pontuou biólogo do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Abraham Benayon.

A oficina também foi uma oportunidade de apresentar aos moradores das Unidades de Conservação os novos trabalhos da Sema voltados para o bem-estar animal. As atividades nas comunidades contaram ainda atendimentos médico e odontológico para os moradores.

A ação teve apoio da Associação Mãe da RDS Puranga Conquista, do Fórum Permanente em Defesa das Comunidades Ribeirinhas do Baixo Rio Negro e dos Agentes Ambientais Voluntários (AAV) credenciados pela Sema.

Foto: Divulgação/Sema

Próximas ações 

As atividades de educação ambiental para prevenção de desmatamento e queimadas seguem nesta quarta-feira (1º/07), na RDS Puranga Conquista, com oficinas nas comunidades Três Unidos e Santa Maria. Na quinta-feira (02/07) será a vez da comunidade Bela Vista do Jaraqui, Comunidade Cipiá e comunidade do Baixote receberam as ações da Sema e do Exército Brasileiro.

Artigo anteriorAlunos de Itacoatiara ganham prêmios em Feira Brasileira de Jovens Cientistas
Próximo artigoMEC anuncia internet gratuita para instituições de ensino federais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui