Amazonas vai ao Brasileiro Sênior de Luta Olímpica no RJ com 10 atletas

Atletas amazonenses de Luta Olímpica/Foto: Cleilton Viana
Atletas amazonenses de Luta Olímpica/Foto: Cleilton Viana

Em preparação para o Campeonato Brasileiro Masculino Sênior de Luta Olímpica 2014, dez atletas do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), acertam os últimos detalhes para a competição nacional que acontece nos dias 23 e 24 de maio, no Rio de Janeiro, para onde a delegação amazonense composta pelos dez atletas, dois técnicos e um fisioterapeuta, viaja amanhã, quinta-feira (22).

Seguindo intensas horas de treinos, sob o comando dos técnicos Helton Henrique e do cubano Dagoberto Arbolaez, a seleção cabocla tem grandes chances de subir ao pódio em várias categorias, conforme garantiu o cubano. “Todos estão preparados e afiados. Agora é com eles”, declarou Dagoberto.

Atual campeão brasileiro na categoria até 74 kg, Allan Ferreira vai à busca do bicampeonato e da convocação para os treinos qualificatórios para o Pan-Americano Sênior.  “As minhas expectativas são as melhores e só evolui com a chegada do treinador cubano”, confessou Allan, que há 15 anos treina luta olímpica e teve passagem pelo MMA (Artes Marciais Mistas).

Outro atleta que espera obter bons resultados é Ednei Souza, que no ano passado ficou com o vice-campeonato nacional na categoria até 57 kg. Atualmente ele se dedica integral à modalidade e desta vez está espera voltar com a medalha de ouro.

“A luta olímpica faz parte da minha vida, deixei de trabalhar (no Distito Industrial) para me dedicar ao esporte. Antes eu perdia nos detalhes, mas agora o treinador Dagoberto passou suas técnicas e só evoluímos”, enfatizou o atleta.

Bolsa-atleta

A competição seguirá as regras da Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) e terá a representação máxima de dois atletas por Estado em cada categoria. O resultado do campeonato vale para o programa Bolsa-Atleta Federal 2014 nos estilos greco-romano e livre masculino. Campeão, vice campeão e dois terceiros lugares concorrem ao Bolsa-Atleta, sendo aplicadas todas as regras do próprio programa do Ministério do Esporte.

Os campeões e vice-campeões poderão ser convocados para participar do treinamento qualificatório para o Campeonato Pan-Americano Sênior, previsto para acontecer no período de 23 de junho a 5 de julho.

O Campeonato Brasileiro Feminino será marcado dentro dos próximos dias, em data a ser confirmada.

DELEGAÇÃO AMAZONENSE – ESTILO LIVRE MASCULINO

Ednei Souza – até 57 kg

Iuri Fernandes – até 61 kg

Waldeci silva – até 65 kg

Tasso Alves – até 70 kg

Matheus Fernandes – 70 kg

Allan Ferreira – até 74 kg

Lucas Machado – até 74 kg

Leandro Santana – até 84 kg

Alexandre Santos – até 96 kg

Paulo Victor – até 96 kg

Leonardo Correa – Fisioterapeura/CTARA

Dagoberto Arbolaez – técnico

Helton Henrique – técnico

Te

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui