Amazonenses disputam Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso

Os atletas, recebem apoio do Governo do Amazonas/Foto: Anderson Silva/SEJEL

Os dez melhores halterofilistas do Amazonas vão iniciar o mês de outubro na cidade Olímpica. A delegação amazonense viaja para o Rio de Janeiro na próxima terça-feira, dia 4, para disputar o Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, que ocorre de quarta-feira, 05, e segue até sexta-feira, 07. Os atletas, que se capacitam na Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, recebem apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


Integram o time manauara os atletas Silvia Ventilare, Malu Murielly, Francine Cavalcante, Alexon Maximiniano, Obed da Silva, Wesley Souza, Thiago Henrique, Karolayne de Souza, Leopoldo Gomes e William Lemos. O foco deles no evento nacional, inclusive, não é somente pelo lugar mais alto do pódio, mas é visando também uma classificação para o Sul Americano e uma vaga no Bolsa Atleta Federal. O programa entra na fase de renovação para o próximo ciclo olímpico.

“Essa é uma competição importante e serve de seletiva para o Sul-americano e para o Bolsa atleta do Governo Federal. Nós estamos preparados e vamos buscar esse resultado”, explicou o presidente da Federação Amazonense de Levantamento de Peso Olímpico (Falo), Francisco Ventilari.

Em amplo crescimento, a modalidade no Amazonas passou a chamar atenção da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP). Com quatro medalhas de prata e duas de bronze no último Brasileiro, os atletas começaram a despontar entre os melhores do Brasil. Com isso, mais apoio e benefícios estão chegando.

“O Amazonas está entre os três melhores centros do levantamento de peso do Brasil. Hoje somos mais respeitados, temos seis medalhistas com quatro pratas e duas de bronze, e agora vamos tentar buscar o ouro. Com isso, conseguimos mais parcerias, apoios e reconhecimento”, disse.

Os atletas, recebem apoio do Governo do Amazonas/Foto: Anderson Silva/SEJEL
Os atletas, recebem apoio do Governo do Amazonas/Foto: Anderson Silva/SEJEL

Atletas empolgados

Medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, pelo Lançamento e Dardo, Alexon Maximiano, 36, deixou de lado a modalidade e agora tem uma nova paixão: o levantamento de peso. A primeira competição da carreira anima o atleta.

“Estou há dois meses treinando forte e estou aprendendo muito. Estou um pouco ansioso, mas tenho um preparo por causa do atletismo. Agora é chegar no Brasileiro e enfrentar os gigantes e quem sabe trazer medalha de ouro”, declarou Alexon.

“Deixei o atletismo por causa de lesão. Machuquei o ombro e agora estou no levantamento de peso. Tenho um bom físico por causa do atletismo e sempre gostei de musculação, estou bem e vou atrás dessa medalha”.

Em uma rotina de treinos diária de cinco horas nas dependências do Centro de Alto Rendimento da Amazônia (CTRA), os halterofilistas seguem concentrados a cada arremesso e arranco. “Vou lá para ser ouro. Na minha cabeça eu vou buscar o ouro. É minha primeira competição e tenho muita vontade de ir para as Olimpíadas. Quando voltar do Rio de Janeiro eu vou fazer um trabalho para perder mais peso e ganhar mais músculos”, declarou Wesley Souza, de 18 anos.

Medalhista de bronze no brasileiro Sub-20 no início do ano, a jovem Karolayne Gomes quer mais. Há sete meses se preparando intensamente, a halterofilista está confiante. “Desde março venho me preparando e estou bem focada. O professor pega no meu pé, incentiva, e se Deus quiser vou trazer esse medalha para o Amazonas”, contou.

Artigo anteriorOs movimentos sociais sumiram (Por Pedro Cardoso da Costa)
Próximo artigoPesquisas não ganham eleição (Por Flávio Lauria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui