Anvisa proíbe venda de suplemento de melatonina destinado a crianças

Foto: Recorte

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação, a distribuição e a venda de um suplemento de melatonina da marca Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela M. R. Oemed Indústria Farmacêutica Ltda, sob alegação de que essa substância não é autorizada para uso em crianças e adolescentes. A resolução foi publicada na quarta-feira (23) no Diário Oficial da União.


Em nota, a agência reguladora sustenta que “não há segurança de uso comprovada” da melatonina em menores de 19 anos, bem como em mulheres gestantes e lactantes.

O suplemento está aprovado pela Anvisa para uso em adultos acima de 19 anos, na concentração de 0,21 mg/dia.

Os fiscais também constataram propaganda irregular do produto em questão, “com alegações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista, câncer, etc.”.

“Nenhuma dessas alegações é aprovada pela Anvisa, tratando-se, portanto, de propaganda irregular”, acrescenta o comunicado.

Ainda consta no documento que a melatonina não pode ser vendida com indicações para tratar insônia, alterações de humor e concentração, entre outras.

“Qualquer propaganda ou rótulo que traga esse tipo de alegação está irregular, de acordo com a legislação sanitária brasileira”, sustenta a Anvisa.

Especialistas em sono reforçam que esse hormônio sintetizado tem função na regulação do ciclo sono-vigília (relógio biológico) e que não há estudos científicos robustos que comprovem benefícios em casos de insônia, por exemplo.

Fonte: R7

 

Artigo anteriorPrefeitura promove ação do ‘Sine nos Bairros’ no Lago Azul, neste sábado, 26
Próximo artigoPolícia apreende grande quantidade de drogas dentro do barco José Lemos VI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui