Novo comandante do Corpo de Bombeiros destaca investimentos

Coronel Paulo Vital é oto: Roberto Carlos
Coronel Paulo Vital é oto: Roberto Carlos
Coronel Paulo Vital é oto: Roberto Carlos

Os investimentos realizados pelo Governo do Estado na estrutura, na aquisição de veículos e equipamentos e no efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), foram destacados pelo novo comandante geral, coronel Roberto Rocha, que assumiu no lugar do coronel Antônio Dias, que esteve à frente da corporação por sete anos.

A solenidade aconteceu na noite de ontem (11), no Comando Geral do CBMAM, em Petrópolis, na zona sul de Manaus, e contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, do comandante geral da Polícia Militar, Almir David, e do delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha, entre outras autoridades. Também tomou posse o novo subcomandante dos Bombeiros, o tenente-coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz, de 47 anos, que atua há 25 anos na corporação.


Segundo informou o coronel Roberto Rocha, entre abril de 2010 e abril de 2014, o Governo do Estado aumentou o efetivo da corporação, que era de 500 homens, para 777. Os bombeiros também receberam 22 viaturas novas para auxiliar no trabalho de combate e prevenção a incêndios e já foram adquiridos 150 novos hidrantes que serão instalados em vários pontos de Manaus. Além disso, está em andamento o processo de expansão do número de postos dos bombeiros, passando de 14 para 18.

O novo comandante afirmou que o objetivo é fortalecer os trabalhos realizados pela corporação, que, no momento, conta com uma tropa de 500 militares e mais 277 que estão em cursos de formação. “Nosso foco é fortalecer ainda mais a capacitação dos nossos militares para atuação em grandes eventos e também para as ações do cotidiano, como incêndios, afogamentos, naufrágios e pronto-socorrismo”. Ainda no campo de valorização profissional, o comandante disse que pretende ampliar o serviço social da corporação, incrementando os atendimentos de saúde (ambulatorial, médico e odontológico) e educação.

Política de expansão – Ao assumir o comando, Roberto Rocha, disse que, entre as metas de ampliação das bases de atendimento à sociedade, está a instalação de dois quarteis no interior do estado, sendo um em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) e outro em Coari (a 363 quilômetros da capital), até o fim do mês de abril.

Como titular também, do Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec), cargo que ocupa desde 2008 e que continuará exercendo, o oficial afirmou ainda que vai ampliar a resposta ao desastre natural ou tecnológico, fortalecendo as brigadas de emergência nos municípios do Amazonas, hoje com 1.500 brigadistas capacitados pela defesa civil estadual, principalmente nas calhas do Solimões, Madeira e no Baixo Amazonas.

Outra proposta apresentada pelo novo comandante é a criação de uma Central de Atendimento gratuita via telefone (0800), para que a população possa tirar dúvidas quanto aos serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, como autos de vistorias, corte de árvores, entre outros, deixando o Disk 193, apenas para situações emergenciais.

Currículo resumido – O coronel Roberto Rochas Guimarães da Silva é graduado em Engenharia de Incêndio, pela Universidade Nacional de Brasília e pela Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal, e também em Engenharia de Segurança no Trabalho, pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Rocha inicia a carreira militar em 1987 e se tornou oficial na corporação em 1989. Além de novo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), ele é titular do Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec) e presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais em Proteção e Defesa Civil (Congepdec).

Na carreira militar, Rocha fez cursos de especialização nas áreas de Combate a Incêndio e Salvamento em Aeronaves e Salvamento em Altura, ambos em São Paulo. Em cursos de extensão nacionais e internacionais, acumula vasta qualificação em Administração de Desastres; Sistema de atendimento Médico de Emergência; Gerenciamento de Produtos Químicos e Materiais Perigosos; e Gerenciamento Aeroportuário, entre outros.

Por sua atuação em diversos desastres de natureza natural e tecnológica no Amazonas e em outros Estados e países, já foi condecorado com diversos troféus e medalhas, entre os quais se destacam a Medalha Defesa Civil Nacional (Dez/2011); a Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal (Jun/2011), a Medalha de Mérito Defesa Civil do Governo do Pará (Nov/2012); a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, concedida pela Câmara municipal de Manaus (2008); o Diploma Amigo do Cindacta (2011); o Oscar da Segurança Pública (2012); a Medalha de Mérito Defesa Civil do Governo de Minas Gerais (Out/2013); e a Medalha Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (2013).

Artigo anteriorGoverno comemora e oposição critica primeira reunião de diálogo na Venezuela
Próximo artigoA homenagem da natação amazonense a Pedro Nicolas, na Vila Olímpica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui