
A Arena da Amazônia, palco dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, alcançou 96,68% na última semana, quando foi concluída a instalação dos painéis de membrana da estrutura metálica, que fazem parte da cobertura e fachada do estádio.
No total, foram aplicados 252 painéis de membrana, em tamanhos variados, sendo 180 na cobertura e 72 na fachada. A área total ocupada pelos painéis corresponde a 31.000m². De acordo com a Construtora Andrade Gutierrez, responsável pela obra da Arena, por ser fotossensível, a aparência da membrana é alterada pela exposição ao sol, até atingir sua cor final, que é o branca.
A membrana é de fibra de vidro, revestida com PTFE (Teflon) e possui propriedades como durabilidade, resistência, incombustibilidade, reflexão da luz solar (entre 65% e 75%) e translucidez (entre 4% e 22%). Uma das vantagens do uso da membrana revestida com Teflon é a menor aderência de sujeira nos painéis, o que simplifica a manutenção da superfície.
Mais de cem pessoas trabalharam diretamente na montagem dos painéis durante um período de três meses. Com o fim da instalação da membrana, a fachada e a cobertura entram agora na fase de acabamento e arremate, faltando apenas parafusar as abas dos painéis na estrutura metálica.
Durante a leitura da Mensagem Governamental na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o governador Omar Aziz afirmou que a Arena da Amazônia está pronta para ser inaugurada a partir do dia 14 deste mês. Segundo o governador a data será definida de acordo com a agenda da presidenta Dilma Roussef, que virá à Manaus para inaugurar o estádio.