Apoio federal chega a São Paulo de Olivença após erosões no Alto Solimões

Imagem de São Paulo de Olivença em 2024 - Foto: Reprodução/Facebook

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, realizou uma visita técnica a São Paulo de Olivença (AM) para apoiar a população afetada pelas chamadas “terras caídas” — deslizamentos provocados pela erosão nas margens do rio, que atingiram dezenas de famílias no fim de 2024.


A ação, feita em parceria com as defesas civis estadual e municipal, mapeou as áreas atingidas, orientou moradores e ajudou na elaboração do plano de trabalho para liberação de recursos federais. A vistoria também identificou moradias e estruturas que não haviam sido incluídas no pedido inicial de ajuda.

Moradora Zilda – Foto: Divulgação

Moradora há 16 anos, a cabeleireira Zilda Moraes foi uma das afetadas. Alertada a tempo pela Defesa Civil, ela conseguiu deixar a casa antes do desabamento, mas perdeu lar e sustento. “Tenho esperança de recomeçar com dignidade”, afirmou.

Após o desastre, o município teve a situação de emergência reconhecida, o que permitiu ações como aluguel social e entrega de cestas básicas. Com uso de drones e capacitação de agentes comunitários, o governo também fortaleceu a prevenção com alertas via SMS.

Agentes da Defesa Civil – Foto: Divulgação

A experiência serviu ainda como modelo para municípios vizinhos, como Amaturá, que enfrentam riscos semelhantes. Para o Governo Federal, reconstruir não é apenas erguer casas, mas garantir segurança e dignidade às famílias afetadas. »» LEIA MAIS

Fonte: MIDR

Artigo anteriorJovem atleta tem morte cerebral confirmada após ser atropelado durante corrida em Manaus
Próximo artigoAeroportos do AM promovem ‘Vozes Indígenas’ para valorizar e conectar a cultura amazônica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui