Após problemas, RF amplia prazo para pagamento do Simples Doméstico

Emissão das guias do Simples Doméstico, prorrogada/Foto: Divulgação

A Receita Federal anunciou agora, há pouco, a ampliação do prazo para emissão e pagamento da guia do Simples Doméstico, documento que reúne em um único boleto, os tributos que patrões devem pagar, como FGTS e INSS, de empregados domésticos. Agora, empregadores terão até o início de dezembro para regularizar o pagamento.
A medida foi tomada após milhares de internautas registrarem falhas no sistema durante a tentativa de emissão da guia a partir de um cadastro online. Segundo o Planalto, será editada na quinta-feira, 5, uma Medida Provisória (MP) prorrogando o prazo por 30 dias. Antes, o vencimento seria na próxima sexta-feira (06).


Hoje, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já havia sinalizado a possibilidade de ampliação do prazo. “Se for necessário adiar, a gente adia, porque é uma questão tecnológica”, disse o ministro, após a Receita ter submetido a questão a uma avaliação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Desde a sua liberação no domingo, 1º, o eSocial recebeu 1,131 milhão de cadastros de empregadores e 1,164 milhão de empregados. Ocorre que, até o último balanço, apenas 134 mil guias de pagamento do Simples foram emitidas, ou seja, apenas 13% do total. A Receita espera que esse número chegue a 250 mil nesta quarta.(Terra/IstoÉ)

Artigo anteriorPA: Família real japonesa cumpre agenda em Belém
Próximo artigoSociedade de Urologia unifica diretrizes para tratamento de câncer de próstata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui