Área financeira possibilita variedades de atuação profissional

Foto: Divulgação/istock

Carreira financeira possui gama variada de opções que, mesmo sendo do mesmo segmento, acabam tendo muita diferença entre si

A carreira financeira possui uma gama variada de profissões para escolher, e muitas nem são amplamente conhecidas pelo público em geral nem mesmo pelos estudantes. Se você pensa que é restrita somente à atuação em bancos, então este artigo é para você.

Pensando nisso, separamos aqui cinco profissões dentro da carreira financeira, justamente para você ficar por dentro de todas as possibilidades que te aguardam no futuro. 2022 chegou e pode ser o ano ideal para investir em uma nova profissão.

1 – Gestor de fundos

Ligado diretamente ao mercado financeiro, um gestor de fundos toma as decisões acerca de onde investir o capital daquele fundo e quando tirar, seja em operações conservadoras ou arriscadas. Geralmente, trabalha em conjunto com um analista ativo, sempre visando a melhor desenvoltura da carteira para os acionistas.

Caso tenha gostado, um caminho ideal são as certificações CGA e CFG, que costumam ser um tremendo diferencial para quem quer trilhar esse caminho.

2 – Economista

Responsável por dar suporte para profissionais do mercado financeiro, o economista sempre analisa os indicadores macroeconômicos e avalia diversos cenários.

Quem quer seguir essa carreira também precisa acompanhar a política e ter uma ótima argumentação, além da graduação. Para conseguir alcançar níveis mais altos na carreira, em alguns casos, é necessário ter uma pós-graduação e alguns cursos complementares, dependendo da instituição.

3 – Consultor financeiro empresarial e pessoal

Dentro desta profissão, existe uma gama variada de possibilidades, como: gestão financeira ou de risco e planejamento de aposentadoria, sucessório e tributário. O bom dessa opção é que você ainda pode atuar de forma autônoma ou dentro de uma empresa, dando mais desenvoltura para diferentes formas de atuação.

4 – Auditor fiscal

O auditor fiscal é responsável pela análise de documentos, dados e processos internos para verificar sua veracidade e consistência e conferir se está de acordo com as normas de contabilidade, obrigações fiscais e legislação.

Geralmente, como é uma vaga atrelada diretamente ao estado, é necessário realizar um concurso para ingressar na área, como o concurso AGE PA e muitos outros, dependendo da sua região.

5 – Day trade

Apesar de ser uma profissão que entrou muito em descrédito, com diversos golpes, ainda é uma carreira de muito prestígio dentro do mercado financeiro. Conhecido como trader, é responsável por focar em aplicações no curto prazo, podendo trabalhar tanto de maneira autônoma, quanto para alguma empresa.

É necessário também analisar dados, interpretar oscilações do mercado e prever as próximas movimentações, fora conhecer as corretoras em atividade.

Para se tornar um trader, é necessário ter um conhecimento profundo de mercado financeiro, podendo ser adquirido através de uma graduação, ou então de forma autônoma, através de cursos e livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui