As conquistas dos trabalhadores(Por Rodrigo Furtado)

Rodrigo Furtado - Presidente da Juventude da Central de Movimentos Populares do Amazonas.

Durante os últimos anos o Brasil conseguiu dar uma forte guinada aos interesses da classe trabalhadora do país. Hoje, o país se tornou uma das grandes potências mundiais, por sua produção e nos tornamos assim, uma das mais importantes economias do mundo, a chegar a ser a 6º do mundo inteiro.
Saímos do mapa da fome pela primeira vez em nossa história, é o que afirma e registra as Organizações das Nações Unidas (ONU), fato este nunca visto em tempos passados e este com certeza é um grande feito, ascendeu a renda e a classe social de mais de 40 milhões de pessoas, aumentou o salário mínimo para o maior patamar em 40 anos e neste ano no mês de março, foi encaminhado pela presidente Dilma uma Media Provisória (MP) ao Congresso Nacional para ser aprovado, uma política que garanta a valorização do salário mínimo até 2019, por Lei a ideia é assegurar o aumento do poder de compra do trabalhador e da trabalhadora e entre outros avanços.


Os trabalhadores conquistaram durante esses últimos 13 anos, 20 Leis importantes que protegem os trabalhadores contra a precarização dos direitos trabalhistas, aqui, vou citar algumas delas dais quais me recordo.

Em 2003, a Lei 10.666 concedeu aposentadoria especial aos cooperados de cooperativa de trabalho ou de produção e criou o Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Além disso, a Lei 11.603, de 2007, regulamenta o trabalho aos domingos para os comerciários.

A Lei 11.648/07 é uma das que melhor reflete a conquista do trabalhador, pois ela formaliza o reconhecimento legal das centrais sindicais, pois agora , possuem o reconhecimento prático de suas mobilizações sociais, de paralisação de trabalho, o reconhecimento jurídico e isso forçou os patrões a sentarem à mesa para negociar, avalio até como uma conquista histórica para os trabalhadores.

A Lei 11.738/08, institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, que também é uma das conquistas históricas de todas as representações sindicais, podendo hoje os trabalhadores não precisar mais negociar o piso, pois isso já foi conquistado.

A Lei 11.770/08 cria o Programa Empresa Cidadã que prorroga a licença maternidade de quatro para seis meses, mediante concessão de incentivo fiscal às empresas que aderirem ao programa e ampliarem o benefício, com a lei ficou mais fácil negociar com os bancos privados, pois os bancos estatais já tinham isso em seus estatutos, mas com a lei os trabalhadores se perceberam imensamente ajudados.

No governo Dilma foi sancionada a Lei 12.513/11, que  foi uma grande contribuição para a formação profissional do trabalhador. A lei amplia a formação profissional do trabalhador por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Temos a importância da Lei 12.440/11, que cria a Certidão Negativa de Débito Trabalhista que é fundamental dado a importância para os sindicatos. De acordo com a lei, empresas com dívidas trabalhistas não recebem certidão para contratar com o governo.

As leis deram um salto essencial para o respeito e dignidade desses profissionais. Foi um evento fantástico para a visibilidade positiva dos Governos Lula e Dilma Rousseff.

Parabéns aos trabalhadores pelas lutas e suas imensas conquistas!!(Rodrigo Furtado – Presidente da Juventude da Central de Movimentos Populares do Amazonas, presidente da Juventude Socialista PDT/Manaus e cronista do Portal de Notícias Correio da Amazônia)

Artigo anteriorGrazi fala sobre romance com Jon Snow de ‘Game Of Thrones’
Próximo artigoRemédio antimalária dá resultado contra zika

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui