Atendimentos da DPE no interior do AM 80% são para direito de família

Defensor ALi Oliveira
Defensor ALi Oliveira
Defensor ALi Oliveira

Balanço da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), após um ano da nomeação de 60 novos defensores públicos para o interior do Estado, aponta que 80% dos atendimentos feitos pelo órgão no interior do Estado são casos de direito de família, como pagamento de pensão alimentícia, registro civil e guarda de crianças. Ao todo, cerca de 1,5 mil processos estão sendo acompanhados pela DPE-AM atualmente.

“Os cidadãos do Amazonas nesse um ano já tiveram um ganho muito grande no que diz respeito ao acesso à Justiça, através da atuação dos defensores. Cerca de 1,5 mil processos estão sendo acompanhados”, afirmou o defensor público geral, Ricardo Trindade, Defensor Público Geral do Estado.


Aproximadamente 80% dos atendimentos da DPE-AM no interior, se refere a casos de direito de família, como pagamento de pensão alimentícia, registro civil  e guardas de crianças. Para Ali de Oliveira, defensor que atua em Lábrea, os atendimentos têm permitido a solução mais rápida desses casos. “A Defensoria, no interior, deu margem a resolver muitos problemas de forma extrajudicial, elaborando acordos, fazendo conciliações e mediações. Estamos conseguindo resolver muita coisa de dentro da Defensoria Pública mesmo”.

Arlindo Neto, defensor no município de Tabatinga, aponta como uma transformação positiva a ampliação do atendimento da DPE-AM no interior do Estado. “Não só Tabatinga, mas nos diversos municípios para onde foram direcionados os colegas defensores, serviu como uma transformação da situação atual. Hoje em dia as pessoas já sabem aonde se dirigir, já sabem que tem a Defensoria Pública”.

Além dos atendimentos através das comarcas, a DPE atua tanto no interior quanto na capital de forma preventiva, através da informação à população em atividades de atuação conjunta com outros órgãos, em escolas e em eventos.

Concurso – Os empossados para o cargo de defensor público de 4ª classe foram aprovados no 2° Concurso Público de Provas e Títulos realizado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, que classificou 157 candidatos. O concurso público foi iniciado em 2012 e concluído em 2 de setembro de 2013. A nomeação foi publicada no dia 27 de setembro.Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Artigo anteriorMA: 845 roubos de motocicletas foram registrados, em São Luís
Próximo artigoRamos defende pacto em favor da manutenção dos aterros sanitários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui