Atletas Amazonenses seguem para o Pan-Americano de Luta Olímpica, no Peru

Atletas Amazonenses/Foto: Mauro Neto/Sejel

Com a vitória unânime da equipe amazonense no Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica, que aconteceu em maio, no Rio de Janeiro, seis atletas conquistaram vaga para representar a seleção brasileira de Luta Olímpica no Pan-Americano Junior, que será realizado na cidade de Lima, no Peru, entre os dias 09 e 11 de junho. A delegação amazonense segue, agora, para esta nova missão e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) para aumentar a coleção de títulos. O embarque para o evento será nesta quinta, dia 8.


Segundo o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle), professor Waldeci Silva, durante o campeonato brasileiro todos os atletas amazonenses se destacaram, o que garantiu a eles vaga para o Pan. “Todos eles ganharam as lutas com superioridade técnicas nessa categoria e sem exceção dominaram a competição. Com isso, avançamos para o Pan e acredito que vamos ter resultados importantes para o esporte”, comentou.

A seleção feminina contará com as amazonenses Diane Martins, 19 (categoria 44 kg), Thalia Lopes, 19 (categoria 51 kg) e Andria Pimentel, 20 (categoria 60 kg). A equipe masculina será composta por Daniel Nascimento, 18 (categoria 55 kg), David Moreira,19 (categoria 66 kg) e Walter Junior, 18 (categoria até 84 kg). A delegação será comandada pelo técnico Dagoberto Arbolaez.

De acordo o presidente da Falle, a expectativa para a competição na categoria Junior é a melhor possível. O foco é ter resultados ainda melhores que no Pan de Estilo Livre Sênior, que ocorreu na Bahia, em maio, quandoDavid Moreira conquistou a medalha de ouro pela 61kg, algo que não acontecia desde 2011 para um brasileiro.

Atletas Amazonenses/Foto: Mauro Neto/Sejel

“O Brasil não conseguia vencer na categoria estilo livre desde 2011. Agora nosso atleta David Moreira quebrou esse jejum e é muito gratificante para nós conquistarmos essa melhoria na categoria do Pan em Lima. Vamos lutar por isso”, destacou o professor, lembrando que o Pan-Americano garante vaga para o Mundial, que acontecerá em Tampere, na Finlândia, entre os dias 1º e 6 de agosto.

Atletas

Destaques representando o Amazonas, bem como o País, os atletas Andria Pimentel e David Moreira tem muitas histórias pra contar. Ambos lutam desde 2013 e tem um vasto histórico de vitórias na modalidade.

Andria começou no esporte através de um projeto social, por incentivo de uma tia. Desde que iniciou na Luta Olímpica a atleta venceu todas as disputas que participou. A jovem é bicampeã brasileira, em 2013 e 2014 na categoria Cadete, e tricampeã brasileira de 2015 a 2017 na categoria Junior.

“Minha expectativa para essa competição é mais uma vez subir no lugar mais alto do pódio e trazer essa medalha para o Amazonas. Estou muito focada no Pan e estou tecnicamente bem, assim como psicologicamente”, declarou Andria.

David Moreira é outro nome forte na competição. Começou no jiu-jitsu, migrou para o judô e depois entrou para a Luta Olímpica. Com três semanas de treino, o atleta conquistou sua primeira medalha, o que fez com que ele se firmasse na modalidade.

David foi vice-campeão Pan-Americano Sênior e já leva na bagagem uma medalha no Pan-Americano adulto. Agora ele segue para o Pan Junior estreando nesta categoria e nos 66 kg.

“Por estarmos participando de muitas competições, decidimos não sacrificar muito ele, por isso, vamos deixá-lo competir na categoria 66 quilos pra que ele não precise emagrecer, evitando assim, que ele não sofra algum tipo de lesão”, explicou Silva, que completou dizendo que atualmente David é o principal atleta na seleção brasileira na categoria Estilo Livre.

Artigo anteriorCerca de 250 milhões de pessoas não têm acesso a bancos na América Latina e Caribe e Caribe
Próximo artigoAbertas as inscrições para o Prouni do 2º semestre, até sexta-feira (09)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui