Avenida Domingos Jorge Velho no D. Pedro vai mudar de nome

Foto: Divulgação

Representantes de órgãos públicos, do movimento negro e da própria via em questão estarão reunidos nesta sexta-feira, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para discutir a escolha da nova identificação da avenida Domingos Jorge Velho, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. A audiência pública começa às 10h, no auditório Zany dos Reis, da casa legislativa, em cumprimento à recomendação legal número 004/2018 do Ministério Público Federal (MPF), tendo em vista a referência personalidade histórica escravista.

Conforme o MPF, a mudança do nome de bem público que homenageia transgressores de violações de direitos humanos, além de ser uma forma simbólica de reparação às memórias das vítimas da escravidão, é um meio de reconhecimento do dever das instituições públicas de adotar medidas, tanto de caráter afirmativo, quanto de repressão ao racismo, à intolerância e a toda forma de discriminação racial negativa.

De acordo ainda com o MPF, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho comandou uma campanha contra o Quilombo dos Palmares, na região Nordeste.

Após as discussões para a alteração do nome da avenida, a CMM vai elaborar projeto de lei determinando o nome sugerido, em comum acordo com os moradores do local e demais participantes da audiência pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui