Bairro da União é o primeiro do Brasil a adotar conceito Lixo Zero

Foto: Divulgação

Localizado na Zona Centro-Sul de Manaus, o bairro da União é o primeiro do Brasil a adotar o conceito Lixo Zero. A implantação do novo conceito envolve uma série de medidas e práticas para o encaminhamento e tratamento correto dos resíduos, com redução do volume de lixo, aproveitamento dos materiais recicláveis e proteção ao meio ambiente.


Na semana passada, Manaus sediou a realização da cerimônia de entrega do Prêmio Lixo Zero, trazendo para a capital amazonense as pessoas envolvidas na difusão desse conceito no Brasil e rendendo dividendos ao Estado. A avaliação é do embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria.

Segundo ele, além de mostrar ao país o trabalho que está sendo feito em Manaus, ele cita como um dos principais resultados o início do projeto de transformação do bairro da União. Uma grande conquista para a cidade, na sua opinião, na medida em que as ações começarem a ser operadas.

Daniel destaca, ainda, a troca de experiência que ocorreu entre os que já estão atuando com essa causa nos outros estados, em encontros promovidos em órgãos e em locais que desenvolvem projetos com esse foco no Amazonas.

O prêmio, que ocorreu na última sexta-feira (17), foi uma realização do ILZB, com a coordenação do Coletivo Lixo Zero Manaus, que também tem como representante o biólogo Daniel Santos, e dos embaixadores do instituto no Amazonas. O presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini, veio para a solenidade e cumpriu na cidade uma extensa agenda nos órgãos envolvidos com o tratamento e coleta de resíduos. Dentre eles, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp), com a qual fechou parceria para implantação em Manaus do primeiro bairro a adotar o conceito Lixo Zero, no Brasil.

No último sábado (18), os representantes do Coletivo Manaus Lixo Zero, o presidente do ILZB e o biólogo Daniel Santos participaram do Festival Tarumã Alive, ajudando na coleta de lixo nas águas do Tarumã. Durante o evento, fizeram a entrega do certificado de Boas Práticas aos projetos Remada Ambiental e Tarumã Alive, de Manaus.

Artigo anteriorGovernador entrega 20 toneladas de pescado a 8 mil famílias, no “Peixe no Prato Solidário”
Próximo artigoAmazonas recebe 300 novas doses de vacina contra Covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui