Balé Folclórico apresenta espetáculo “Folguedos 10 anos” no Teatro Amazonas

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Balé Folclórico do Amazonas (BFA) comemora uma década do espetáculo “Folguedos” com um grande arraial nesta terça-feira (18/06), às 20h, no Teatro Amazonas. “Folguedos 10 anos” é uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas, rememorando momentos das décadas de 50 e 60, quando o Festival acontecia no campo General Osório, onde hoje está situado o colégio militar de Manaus.


A apresentação é uma realização do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com classificação livre, os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no www.shopingressos.com.br.

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Neste ano, o Balé Folclórico do Amazonas, além de resgatar importantes danças folclóricas, traz novos figurinos, uma nova trilha sonora e uma interação direta com o público, que se sentirá dentro de um grande arraial.

Para a diretora Artística do BFA, Monique Andrade, é uma conquista este ano o espetáculo completar uma década de apresentações que já foram trazidas ao palco com diversos formatos.

“Folguedos 10 anos” é uma obra coreográfica que homenageia o Festival Folclórico do Amazonas, trazendo de forma lírica e poética todas as brincadeiras e as danças típicas”, disse.

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“É importante frisar que nós estamos homenageando a criadora desta obra, a professora Conceição Souza e também o folclorista Genival do Nascimento, que construíram e deram vida a esse espetáculo, uma grande contribuição para o folclórico do Amazonas,” destaca Monique.

Programação especial

O Espetáculo Folguedos estreou em 2014 e, desde então, vem ganhando novos formatos a cada apresentação. O evento é um grande arraial, uma festa popular que se realiza uma vez ao ano em datas determinadas em diversas regiões do Brasil, com direito a danças folclóricas tradicionais e nos seus entreatos textos teatrais com situações típicas de arraial.

O repertório da apresentação nesta terça traz coreografias como “Ciranda de Tefé”, “Coração Sonhador”, “Marambaia Chegou”, “Tipiti”, “Olha para o céu”, “Jacundá”, “Desfeiteira”, “Maçariquinho”, “Prosa do Pavulagem”, “Amor Cirandeiro”, “Camaleão”, “Paneiros”.

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Balé Folclórico do Amazonas

Criado em 2001, o BFA integra os Corpos Artísticos do Estado, com a proposta de resgate das danças tipicamente amazonenses. A companhia é referência em danças folclóricas e traz, nos espetáculos, os elementos das culturas tradicionais da região, como os rituais indígenas e o cotidiano dos ribeirinhos.

O repertório conta com espetáculos como “Beiradão”, “Herança Africana”, “Cenas Amazônicas”, “Encantos da Amazônia”, “Ritos Amazônicos”, “Bem do interior”, “Causos de Cunhã” e “Dança do Sol”.

Artigo anteriorLula defende a criação de um ‘estatuto de bom comportamento do homem’
Próximo artigoPeríodo para convenções partidárias inicia em 20 de julho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui