Beneficente Portuguesa Completa 146 anos

Foto: Divulgação

Manaus – Há 146 anos, surgia na cidade de Manaus o Hospital Português Beneficente do Amazonas, hoje, conhecida como a Beneficente Portuguesa.


Com uma rica história da contribuição portuguesa na área de saúde do Amazonas e quase um século e meio de atividades, a estrutura abriga a história preservada em sua estrutura e a modernidade de quem está sempre crescendo, ampliando sua cobertura e formando novas parcerias.

Hoje, o hospital abriga diversos profissionais em todas as áreas da saúde que realizam, desde simples procedimentos ambulatoriais até os mais complexos como quimioterapia para tratamento do câncer, hemodiálise e exames de alta complexidade.

Foto: Divulgação

História (Por Abrahim Baze)

Para registrar os flagrantes memoráveis do Hospital Português, temos que destacar a figura do presidente da Província do Amazonas, Dr. Domingos Monteiro Peixoto, que representa de forma brilhante a fase pré-hospitalar, como doador da terra solicitada sob autorização e proteção de S. M. D. Pedro II, chefe supremo do Governo Imperial.

Temos que ressaltar também a participação do Tenente-Coronel José Coêlho Miranda Leão, presidente da Câmara Municipal da época, que teve papel de suma importância na vida inicial da que é hoje a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas. Este homem, de forma generosa, assina o documento expeditor de “Alto de Concessão” do primeiro terreno, localizado no Largo da Uruguaiana que media 9.952 m2, onde hoje está instalada a Igreja Salesiana, o Colégio e Faculdade Dom Bosco e uma parte do campo do Colégio Militar.

O líder desses senhores, foi então o primeiro presidente do hospital, Jose Texeira de Souza, que, acreditando no vigor do sangue Português, reuniu 70 Luzitanos e com eles funda o hospital, lançando a Pedra Fundamental no dia 16 de agosto de 1874, como grande símbolo do velho sonho da instalação do hospital.

O esforço da busca do vil metal era grande. A partir dai promoveram quermesses, arraiás, teatros, festivais, subscrições e arrendamento do pavilhão, este que seria usado também como enfermaria.

A Cidade de Manaus necessitava crescer, este terreno fora desapropriado pelo governo por sessenta contos de réis e o direito da escolha de um terreno em qualquer parte da cidade, dessa forma no dia 17 de dezembro de 1893 o sonho se realizara. Inaugurava-se o hospital na sede atual, antiga estrada Corrêa de Miranda, hoje Av. Joaquim Nabuco.

Era presidente na época o senhor Francisco Nicolau dos Santos, esta inauguração foi honrosamente presidida pelo então governador da época Eduardo Gonçalves Ribeiro, que ocorreu às 19:00hs de 1893, este sonho durou 20 anos. O primeiro diretor clínico do hospital foi o Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, que mais tarde foi o governador do Amazonas.

Comemoração

Para o dia festivo, a programação de aniversário, segundo o presidente da instituição, Vitor Vilhena Gonçalo da Silva, reserva uma missa em ação de graças, seguida de um jantar entre a diretoria e colaboradores, a serem realizados na noite desta quinta-feira, 31.

Artigo anteriorVeja o momento em que passageiros são atacados em parada de ônibus no Distrito
Próximo artigoPolícia apreende aproximadamente 14 kg de maconha do tipo skunk em Jutaí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui