Benefícios do alho: mais que tempero, um aliado na saúde

Foto: Reprodução

Ingrediente comum na maioria das cozinhas, o alho também é importante para a saúde. Estudos recentes mostram uma série de benefícios do alimento, que possui propriedades antioxidantes e antibacterianas.


Resultados confiáveis de estudos científicos mostram que tomar suplementos de alho pode reduzir os níveis de colesterol total e do LDL, conhecido como colesterol ruim, em indivíduos com altas taxas no sangue. Entretanto, o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa dos EUA ressalta que, “se isso acontecer, o efeito é pequeno e pode levar mais de oito semanas antes que qualquer melhora seja notada”. Além do mais, a suplementação deve ser feita sempre sob supervisão médica, pois as cápsulas de alho podem interagir com uma série de medicamentos.

Foto: Reprodução

Um estudo realizado com 41,8 mil mulheres com idade entre 55 e 69 anos, publicado no American Journal of Epidemiology, relacionou o aumento do consumo de alho — em uma dieta que incluía também frutas e vegetais rotineiramente — a um risco 35% menor de câncer colorretal.

O alho, assim como a cebola e o alho-poró, contém dissulfeto de dialila, um composto anti-inflamatório que limita os efeitos das citocinas pró-inflamatórias. Portanto, o alho pode ajudar a combater a inflamação e até mesmo a prevenir danos à cartilagem causados ​​pela artrite, recomenda a Arthritis Foundation. O melhor tipo é sempre o alho fresco, e não os industrializados, que possuem conservantes.

Uma revisão de 12 estudos, que incluíam 553 adultos com pressão alta, mostrou que os suplementos de alho “diminuíram significativamente” as pressões sistólica e diastólica. Os pesquisadores também descobriram que um suplemento específico (Kyolic) “é eficaz no rejuvenescimento das artérias”, com “potencial de reverter o envelhecimento das artérias e, portanto, a rigidez arterial em aproximadamente cinco anos”.

Foto: Reprodução

O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa dos EUA, todavia, faz um alerta: “Tomar suplementos de alho pode aumentar o risco de sangramento. Se você tomar um anticoagulante, como a varfarina, ou se precisar de cirurgia, informe a seu médico se estiver tomando ou planejando tomar suplementos de alho”.

Especialistas recomendam consumir o alho cru ou cozinhá-lo abaixo de 60°C, pois dessa forma se mantém a alicina. Além disso, as enzimas da alicina precisam de alguns minutos para funcionar. Assim, deve-se deixar o alho picado descansando por um tempo.

R7

Artigo anteriorNova geração brilha no primeiro dia de combates do Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional
Próximo artigoA região onde as pessoas tomam cerveja no café da manhã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui