Bolsonaro é condenado a pagar indenização de R$ 50 mil a jornalistas por danos morais

Foto: Recorte

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado de forma definitiva pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar uma indenização coletiva de R$ 50 mil a jornalistas por danos morais.


A ação foi movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), que afirmou que o ex-presidente atacou os profissionais de forma agressiva durante o seu mandato, em seus pronunciamentos e nas redes sociais. No processo, a defesa do ex-presidente respondeu que ele apenas exerceu o “seu direito de crítica a reportagens que, na sua visão, não representavam a verdade dos fatos e que eram ofensivas e atentatórias à sua própria reputação”.

Em relatório, a entidade registrou 175 agressões de Bolsonaro contra a imprensa desde 2020. Fazem parte da lista xingamentos, ataques homofóbicos, agressões a jornalistas mulheres e ameaças.

A condenação unânime foi promulgada pela 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Como a decisão já transitou em julgado, a defesa do ex-presidente não pode mais recorrer. O valor da multa será revertido ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos de São Paulo.

O sindicato ingressou com a ação civil pública contra o então presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021, pleiteando à Justiça que ele se abstivesse de realizar novas manifestações com “ofensa, deslegitimação ou desqualificação à profissão de jornalista ou à pessoa física dos profissionais de imprensa, bem como de vazar/divulgar quaisquer dados pessoais de jornalistas”.

Em nota, o SJSP considerou a decisão “uma vitória de todas e todos os jornalistas do Brasil”.

Fonte: R7

Artigo anteriorConferência de Segurança Alimentar debate erradicação da fome na Amazônia
Próximo artigoTribunal de Contas alerta órgãos do Amazonas sobre contratações de fretamento de aeronaves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui