Bolsonaro está inelegível por 8 anos; veja o placar do julgamento no TSE

Foto: Recorte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou, nesta sexta-feira (30), o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e formou maioria para torná-lo inelegível por oito anos.


Na terça-feira (27), o primeiro ministro a votar foi o relator do caso, Benedito Gonçalves, que foi favorável à inelegibilidade de Bolsonaro. Na quinta (29), votaram Raul Araújo, que foi contra, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, que seguiram o relator.

Nesta sexta, a ministra Cármen Lúcia e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, votaram a favor da condenação. Kássio Nunes Marques, por sua vez, foi contra.

O TSE também formou maioria para absorver Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro e ex-ministro da Casa Civil.

Placar do julgamento de Bolsonaro no TSE

A favor da inelegibilidade: 5

• Ministro Benedito Gonçalves, relator do caso
• Ministro Floriano de Azevedo Marques
• Ministro André Ramos Tavares
• Ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do TSE
• Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE

Contra a inelegibilidade: 2

• Ministro Raul Araújo
• Ministro Kássio Nunes Marques

O processo contra Bolsonaro e Braga Netto teve como origem uma ação de autoria do Partido Democrático Trabalhista (PDT) referente a uma reunião de Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022.

Na ocasião, o ex-presidente fez ataques ao sistema eleitoral e a reunião foi veiculada pela emissora estatal “TV Brasil”. O PDT o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Para formar maioria no caso são necessários quatro votos.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorCOE mata 5 traficantes em Rio Preto da Eva durante troca de tiros
Próximo artigoAAM aprova proposta de reajuste nos recursos da Saúde dos municípios do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui