O Título de Cidadão Amazonense dado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a Jair Bolsonaro (sem partido), foi criticado pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM).
Para o parlamentar, o fato representa constrangimento ao povo amazonense.
“Bolsonaro não é merecedor de um Título de Cidadão Amazonense. Estamos longe de ter um apoio do governo federal, ainda mais em um momento de pandemia de covid-19. É lamentável e vergonhoso para o Amazonas que o presidente receba um título como esse”, afirmou.
Ainda de acordo com Sinésio Campos, Bolsonaro presta um desserviço ao Amazonas. “Ele deveria, sim, receber um título do nosso Estado. O título de Persona Non Grata”, declarou.
Quem não votou
Dos 24 deputados estaduais existentes no Amazonas, 19 votaram a favor da proposta do deputado Delegado Péricles (PSL). Um votou contra e três se abstiveram do voto. Ou seja, justificaram ausência para não votar na concessão de título de cidadão amazonense a Bolsonaro.
São eles: Sinésio Campos (PT), Angelus Figueiras (PSC), Joana D’Arc (PL) que está de licença maternidade, e a única abstenção, de Dermilson Chagas (PP). O único voto contra, às claras, foi o deputado Serafim Corrêa (Podemos).