Brasil celebra Dia dos Povos Indígenas

Foto: Recorte

O Brasil celebra hoje, 19, o Dia dos Povos Indígenas. Esta é a primeira vez da celebração da data após a mudança na lei, uma vez que, até o ano passado, o termo usado era Dia do Índio.


A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402. A palavra “índio” é considerada problemática por ser um termo genérico e não considerar a diversidade dos povos indígenas.

De acordo com a professora e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) Márcia Mura, a alteração era necessária para refletir as ideias e lutas das diversas sociedades indígenas. Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena.

Segundo Mura, o termo índio reproduz a visão do colonizador que remete à ideia eurocêntrica de que os indígenas são atrasados e iguais, desconsiderando as diferenças linguísticas e culturais.

O escritor indígena, doutor em educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos Daniel Munduruku também acredita que a palavra “índio” “esconde toda a diversidade dos povos indígenas”.

“A palavra ‘indígena’ diz muito mais a nosso respeito do que a palavra ‘índio’. Indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros”, explicou o autor em entrevista à BBC News Brasil.

Há anos, defensores das causas indígenas já argumentavam que a data, que marca a luta dos povos originários pela sobrevivência desde a colonização do Brasil até os genocídios modernos, deveria ser chamada de “Dia dos Povos Indígenas”.

Artigo anteriorBarco pega fogo no Porto de Manaus
Próximo artigoÁguas de Manaus é notificada por rompimento de tubulação na av. Desembargador João Machado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui