Caminhada chama atenção para a prevenção às drogas, na Zona Leste

Caminhada antidrogas, no Jorge Teixeira/Foto: Joel Arthus

Uma caminhada para chamar a atenção da população, organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), sobre a prevenção e os perigos do uso das drogas, mobilizou moradores, estudantes, sociedade civil e poder público, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, com cerca de 1 mil pessoas participando com faixas, cartazes e palavras de ordem sobre o tema.
Panfletos e cartilhas educativas foram entregues para quem estava passando pelo local. “É interessante esse tipo de passeata porque é pacífica e informa a sociedade sobre essa questão das drogas que está acabando com a vida de muitos jovens”, disse o comerciante Vivaldo Antonio, morador da região.


Para o secretário em exercício, José Nildo Mello, a caminhada marcou de forma positiva o início da Semana Estadual de Prevenção e Combate às Drogas e serviu como ato de alerta às pessoas sobre os perigos sociais e à saúde que o uso acarreta. “Essa caminhada foi em parceria com a comunidade e serviu não só para informar, mas, também, para incluir os moradores no processo de combate às drogas. Ao longo da caminhada, constatamos a participação de vários moradores que se juntaram a nós no percurso. Todos contra às drogas é o que queremos”.

Consequências para o usuário – O estudante do 9º ano, Marcos Vinícius, 14 anos, explicou que a ação é importante para mostrar ao jovem que o caminho das drogas pode trazer consequências sérias para a vida do usuário e que muitos são atraídos, também, por falta de informação. “Dialogar e informar para o jovem o que é certo e o que é errado ainda é necessário. A partir daí, ele pode fazer uma escolha e estar consciente de que as drogas podem acabar com a vida dele e da família”.

Encerramento – A programação continua nesta terça-feira, dia 23 de junho, e vai até a próxima sexta-feira, dia 26, nas escolas estaduais e municipais do bairro, com palestras, dinâmicas em grupo, panfletagem e distribuição de cartilhas educativas. O encerramento será na próxima às 19h, na praça de alimentação do Jorge Teixeira, com várias apresentações culturais e exibição de vídeos comentados sobre prevenção às drogas e as consequências do uso. As etapas serão comentadas e o público vai poder participar do debate.

O evento conta com o apoio das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Saúde (Susam), de Segurança (SSP), da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), e de Educação e Qualidade no Ensino (Seduc), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) ,Secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semas), Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa), Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e Centro de Reabilitação em Dependência Química Abdel Aziz.

Artigo anteriorTO: acidente provoca interdição total da BR-153, na altura de Barrolândia
Próximo artigoCom novos convênios SPF entregará mais de 15 mil títulos de propriedade no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui