Com novos convênios SPF entregará mais de 15 mil títulos de propriedade no AM

Entrega de títulos, em Parintins-Am/Foto: Divulgação

A Secretaria de Política Fundiária (SPF), pretende aumentar a meta de entrega de títulos rurais de 8 mil para 15 mil, até o fim deste ano. “Estamos buscando novos convênios para aumentar o número de beneficiados”, disse o secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, durante a entrega de 160 títulos rurais no sábado (20), no Centro Paroquial D. Arcângelo Cerqua, no município de Parintins.
Segundo ele, aumentar a regularização de terras no interior é mais um esforço, no sentido de beneficiar famílias que ainda não possui imóvel próprio. “O governador José Melo sabe a importância da terra para o agricultor. Há décadas essas famílias esperam pelo título de propriedade”, afirmou.


Até o final deste ano serão entregues 1 mil títulos definitivos para comunidades rurais do município de Parintins. “Essa é a segunda entrega de títulos no município e ainda vamos fazer muitas outras até o final do ano”, afirmou o secretário.

O trabalho de regularização fundiária em comunidades rurais do Estado é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Ministério de Desenvolvimento Agrário. Até o final do ano serão entregues títulos definitivos para moradores de comunidades rurais de Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Maués, Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba. Também serão entregues 800 títulos definitivos urbanos no município de Novo Airão.

Barreirinha – No domingo, 21 de junho, 251 agricultores de Barreirinha também receberam o título definitivo de terra no centro cultural da comunidade Cametá.

O título definitivo garante segurança jurídica sobre a posse da terra e acesso a financiamentos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), além de suporte técnico do Idam para melhorar a produção rural. Os títulos também ajudam no controle ambiental, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam).

Artigo anteriorCaminhada chama atenção para a prevenção às drogas, na Zona Leste
Próximo artigoCrise: Economistas apontam medidas para equilibrar orçamento familiar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui