Carnaboi teve sistema de segurança integrado e acessibilidade para foliões

Foto: Tácio Melo e Bruno Zanardo/Secom e DCS/PMAM

O Governo do Estado, por meio de suas secretarias, ofereceu diversos serviços aos foliões durante a programação do Carnaboi, realizado na segunda-feira (24/02), no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo. Com aparato de Segurança, Saúde e Assistência Social, o público aproveitou a 20ª edição da festa, que neste ano homenageou o cantor de toadas Arlindo Júnior.


Foto: Tácio Melo e Bruno Zanardo/Secom e DCS/PMAM

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destacou o trabalho feito pelo Governo do Estado para atender os foliões no Carnaboi. “É uma estrutura do Governo do Amazonas, com um esquema da Segurança Pública monitorando todo o Sambódromo, interna e externamente, o pessoal do Corpo de Bombeiros, da Saúde, da Sejusc, que fez um atendimento especial às pessoas com deficiência, o Detran-AM trabalhando no perímetro, dando segurança às pessoas que vieram para o Sambódromo. É todo um aparato técnico do Governo do Estado para que a gente possa ter um Carnaboi tranquilo e que as pessoas possam levar essa lembrança de um dos maiores Carnaboi que já foram realizados”, afirmou o titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Foto: Tácio Melo e Bruno Zanardo/Secom e DCS/PMAM

Com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), estrutura da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e trabalho de 290 agentes de segurança, a festa no Sambódromo foi monitorada por câmeras e patrulhamento. Com o monitoramento conjunto com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), as instituições da Segurança Pública acompanharam a movimentação dos foliões no perímetro do Sambódromo, conforme explicou o coordenador do CICC, tenente coronel Honda.

“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas está, de maneira integrada e coordenada, com vários órgãos municipais e estaduais no CICC local. Estamos operando desde a quinta-feira de Carnaval, para acompanhamento, inicialmente, das Escolas de Samba e, agora, com o Carnaboi. Nossa estrutura tem 14 câmeras de monitoramento, incluindo as câmeras fixas e as câmeras das plataformas de observação elevadas, que estão instaladas no Sambódromo. Temos, aproximadamente, 290 servidores e 45 viaturas. Tudo isso para garantir a segurança, socorro, atividades de trânsito, tudo voltado à segurança do folião”, garantiu o responsável pelo esquema de segurança montado.

Foto: Tácio Melo e Bruno Zanardo/Secom e DCS/PMAM

Acessibilidade – Pelo segundo ano consecutivo, o Carnaboi teve o Espaço Acessível, destinado às Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida, e seus acompanhantes, montado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Secretaria de Cultura. A área conta ainda com intérprete de Libras traduzindo simultaneamente as toadas, banheiro adaptado e uma equipe da Sejusc para atender os foliões PCDs.

A dona de casa Carla Patrícia Brito prestigiou a festa junto com a filha, que tem Síndrome de Down, e a mãe, que tem mobilidade reduzida, e acredita que o espaço adaptado torna a festa mais inclusiva. “Nós sempre gostamos de boi-bumbá. Então, hoje, nós viemos prestigiar o Carnaboi. Essa área que foi criada é maravilhosa, hoje está um pouco mais perto do palco, é privilegiado também. Eu tenho uma filha com Síndrome de Down, tenho minha mãe, que tem mobilidade reduzida. É um espaço amplo, não fica no tumulto e uma ideia ótima, porque a gente pode vir brincar, prestigiar e é ótimo para trazer a família”, contou Carla.

Foto: Tácio Melo e Bruno Zanardo/Secom e DCS/PMAM

Com balanço positivo, Marcos Apolo Muniz ressaltou a participação das pessoas com deficiência no Carnaboi. “Nós tivemos uma participação expressiva na área que fizemos para pessoas que precisavam de um atendimento diferenciado. Nesse local, colocamos cadeiras, tivemos a tradução em Libras e eles puderam assistir de um local privilegiado, tivemos uma participação muito positiva mostrando o respeito do Governo do Estado com esse público que merece acima de tudo um atendimento diferenciado”, concluiu.

 

Carnaval da Paz 2020 – O esquema de segurança utilizado durante o Carnaboi integra a operação Carnaval da Paz 2020, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança do Amazonas (SSP-AM) para garantir segurança e tranquilidade aos foliões durante a realização de bandas e blocos de rua em diversas zonas de Manaus e dos desfiles das Escolas de Samba durante todo o período do Carnaval. A operação envolveu todo o sistema de segurança do Estado: Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito, além de contar com o apoio das secretarias de Saúde, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Assistência Social e Cultura e Economia Criativa.

Artigo anteriorINSS confirma nova idade mínima da aposentadoria para 2020
Próximo artigoAvião de pequeno porte cai no mar em Guarujá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui