Cartão do produtor estimula crescimento do setor primário no Amazonas

Foto: Arthur Castro/Secom

Os produtores rurais do Amazonas conseguiram uma séria de benefícios com o governo do Estado. O acesso a microcréditos e a programas de incentivo à produção rural e à compra de equipamentos com descontos estão entre as principais vantagens conquistadas pelos produtores rurais, através do Cartão do Produtor Primário (CPP).

De janeiro a novembro deste ano, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), emitiu 15.617 cartões. O Cartão do Produtor é destinado para a pessoa física que exerça a atividade de produção rural.

Entre as vantagens estão a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais no Amazonas; e dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos agropecuários, em outros estados.

Foto: Arthur Castro/Secom

Conforme o Idam, todos os 62 municípios amazonenses já foram contemplados pelo Cartão do Produtor. O acesso ao benefício é feito por meio das unidades do Idam de cada região.

O diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, destaca a importância da política pública da atual gestão para o crescimento do setor primário do Amazonas. “Com o cartão do produtor, há o acesso à comercialização de produtos com redução de ICMS. Esse benefício é de alta relevância para a produção rural.

Esses são cenários do agricultor familiar que o Governo Wilson lima está apoiando, estimulando e dando condições para trabalhar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui