Cartórios agora podem realizar transferência eletrônica de veículos no Brasil

Foto: Reprodução

A transferência de veículos no Brasil será mais ágil com a decisão da Corregedoria Nacional de Justiça, que permite aos cartórios de registro civil realizar a transferência de forma eletrônica. Os cartórios poderão atuar como postos de atendimento, tanto online quanto presenciais, utilizando as plataformas de Registro Civil do Brasil. O serviço foi homologado pelo ministro Luis Felipe Salomão em 5/8.


O Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) gerará assinaturas eletrônicas avançadas para garantir a identificação do assinante com base nos dados biográficos e biométricos. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) credenciará os serviços de assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), visando desburocratizar e acelerar os processos de trânsito.

Os cartórios usarão credenciais do órgão de trânsito e assinaturas avançadas do registro civil para viabilizar a transferência. A transferência eletrônica garantirá autenticidade e integridade dos documentos, com um sistema de assinatura eletrônica avançada padrão ICP-RC e autenticação pelo Sistema de Autenticação Eletrônica do Registro Civil.

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Artigo anteriorNadador britânico reclama de vermes em comida da Vila Olímpica em Paris
Próximo artigoConfira os novos locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui