CBF anuncia apoio logístico a clubes gaúchos atingidos por enchentes

Foto: Recorte

Na tarde desta segunda-feira (27), durante o Conselho Técnico Extraordinário realizado na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no Rio de Janeiro, foi decidido que a entidade prestará auxílio financeiro para a logística dos clubes gaúchos Internacional, Grêmio e Juventude. A decisão foi tomada em resposta às recentes enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, prejudicando severamente as instalações e operações desses times.


Ajuda Logística e Treinamentos

A CBF tradicionalmente auxilia na logística de deslocamentos e hospedagens para clubes das divisões inferiores, como as Séries C e D, através de pagamentos às federações estaduais. No entanto, devido à situação excepcional das equipes gaúchas da Série A, a entidade fará uma exceção.

Os centros de treinamento do Internacional e do Grêmio ficaram alagados, forçando os clubes a se deslocarem para outras localidades. O Internacional está treinando em Itu, no interior de São Paulo, e o Grêmio em São Paulo. Ambos os clubes também estão impedidos de usar seus estádios, o Beira-Rio e a Arena do Grêmio, que também sofreram com inundações. A previsão é que as reformas durem cerca de 60 dias.

O Juventude, embora consiga treinar em Caxias do Sul e jogar no Estádio Alfredo Jaconi, também receberá apoio devido às dificuldades de deslocamento, apesar do aeroporto local estar funcionando.

Repasses e Financiamento

A CBF está estudando a melhor forma de efetuar os repasses e definir o que será custeado. Os outros 17 clubes da Série A aprovaram o pedido de auxílio. Há discussões sobre a possibilidade de adiantamento de cotas de direitos de transmissão para os clubes gaúchos, com base no valor mínimo ou em uma média referente à colocação final no campeonato.

Além dos clubes da Série A, os times gaúchos das Séries C (Ypiranga, Caxias e São José) e D (Novo Hamburgo, Avenida e Brasil de Pelotas) também receberão auxílio logístico.

Calendário e Datas-Fifa

A reunião também abordou o impacto das enchentes no calendário do campeonato, que resultou no adiamento de jogos dos clubes gaúchos e de duas rodadas completas (a 7ª e a 8ª). Ficou decidido que a competição não será estendida e terminará na data original, em 8 de dezembro. Para isso, jogos serão marcados em Datas-Fifa, permitindo também a inversão de mandos de campo para facilitar a organização.

As Datas-Fifa previstas são:

• 3 a 11 de junho
• 2 a 10 de setembro
• 7 a 15 de outubro
• 11 a 19 de novembro

A Conmebol utilizará o período de junho para repor as partidas adiadas das Copas Sul-Americana e Libertadores, respectivamente para Internacional e Grêmio. A CBF também usará o mês de junho para realizar as finais da Copa do Nordeste e jogos adiados de outras equipes.

Inversão de Mandos

A CBF já havia decidido que o campeonato retornará a partir da rodada 7 no próximo fim de semana (1º e 2 de junho). Haverá um “efeito dominó” no calendário, necessitando o uso das Datas-Fifa para acomodar os jogos adiados.

Para evitar sobrecarga em estádios e encontros de jogos na mesma cidade, a inversão de mandos de campo será uma prioridade para os clubes gaúchos, mas poderá ser aplicada a outros clubes com a concordância dos envolvidos.

A CBF deixou claro que não houve discussão sobre anular o rebaixamento nesta temporada, citando a legislação brasileira, como a Lei Pelé e a Lei Geral do Esporte, que proíbem mudanças no regulamento das competições durante sua realização.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorPolícia apreende grande quantidade de drogas no bairro Redenção
Próximo artigoFilho encontra pai enterrado na Cidade das Luzes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui