Cetam completa 18 anos levando educação gratuita à população

Foto: Cleudilon Passarinho/Cetam

Somente de janeiro a junho de 2021, quando completa 18 anos, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofertou mais de 75 mil vagas em cursos de qualificação profissional. A previsão é ampliar a oferta de cursos até dezembro de 2022, em todo o Amazonas, disponibilizando mais de 235 mil vagas.

Ao longo de sua trajetória, a instituição acumula mais de 1 milhão de vagas ofertadas. Com tão pouca idade, o Cetam faz parte da vida da população amazonense de forma positiva. Gratuitamente, tem levado educação a alunos da capital e de 61 cidades do interior do Estado, gerando trabalho e renda.

E, sempre pensando na qualificação e crescimento profissional de seus alunos, a cada ano a instituição aumenta a quantidade de cursos e oferta de vagas. Hoje, o catálogo do Cetam reúne 411 diferentes opções de cursos, somando os técnicos, de qualificação profissional, especializações técnicas e de Ensino a Distância (EaD).

Os cursos são divididos por eixos, 11 no total, com o intuito de atender públicos diversos: Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais, dentre outros. No Cetam, o aluno encontra desde o curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, até aulas de Maquiagem, Corte e costura e Aromaterapia.

Para não prejudicar os alunos, durante a pandemia o Cetam nem cogitou parar suas atividades. Ao contrário, decidiu reinventar-se. Lançou o Guia Metodológico para o Ensino Remoto, elaborado por uma comissão pedagógica da própria instituição. A partir dessa iniciativa pôde dar continuidade às aulas de forma segura, responsável e inovadora.

No início deste mês, o Cetam retomou as aulas presenciais na capital e interior, de cursos técnicos e especializações técnicas que estão em fase de conclusão, alguns com alunos já estagiando. Os demais continuam de forma remota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui