TCEAM
Início Amazonas Ceti de Parintins representa o Brasil em torneio de Matemática, na Rússia

Ceti de Parintins representa o Brasil em torneio de Matemática, na Rússia

Parintinenses disputam torneio de matemática na Rússia/Foto: Divulgação

Período de 4 e 11 de julho, uma comitiva de estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, do município de Parintins, distante 369 quilômetro de Manaus,  representará o Brasil no 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (8th International Tournament of Young Mathematicians-ITYM), a ser realizado em São Petersburgo, na Rússia.
Os estudantes foram habilitados para participar do torneio por conta do desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. Nesta competição o Ceti de Parintins destacou-se ao conquistar três medalhas de ouro. Para representar o Brasil no torneio mundial, em São Petersburgo, a escola amazonense disputou a vaga com outras 90 unidades de ensino do país, sendo a instituição destacada.

Na Rússia, o 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (ITYM) será realizado na Universidade São Petersburgo. O evento educacional, com a participação de estudantes de todos os continentes, tem o apoio da Ecole Polytechnique(França), da Université Paris Sud (França), da Belarusian State University (Bielorrúsia), da Jacobs University (Alemanha), dentre outras instituições.


Selecionados – Participarão do torneio, em São Petersburgo, os estudantes amazonenses: Jailson Amazonas, Erik Hatchwell, Aline Maia, Hans Lucas Moura, Renan Oliveira, Denyson Reinaldo Xisto, Stephanie Caroline Dias e Rafaela Almeida.

A professora de Matemática do Ceti de Parintins, que deve acompanhar os estudantes, Cristiana Tavares, informou que a experiência será marcante para a formação educacional dos estudantes. “O nível deste torneio é muito avançado e será um aprendizado que marcará a trajetória dos alunos. A interação com estudantes de várias partes do mundo também será um fator de alta relevância para a formação destes jovens”, mencionou a professora.

Torneio Internacional – O Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (International Tournament of Young Mathematicians) é uma competição em equipes, direcionada a estudantes do ensino médio.

As questões da competição são publicadas com vários meses de antecedência e não contém nenhuma solução conhecida. Os alunos são responsáveis por resolver 62 questões disponibilizadas, enviando a resposta no prazo determinado pela organização do torneio, no caso, dia 30 de junho. Dentre as 62 questões, seis serão sorteadas durante o torneio e os alunos participantes apresentam seus resultados em rodadas de debate, defendo o seu resultado.

Artigo anteriorJanot diz que 80% dos recursos do escândalo do FI-FGTS ficavam com Cunha
Próximo artigoMulher do prefeito de Coari e sua amiga íntima ganham sem trabalhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.