Chico Preto defende aprovação da PEC do setor primário antes das eleições

Deputado Chico Preto/Foto: Divulgação
 Deputado Chico Preto/Foto: Divulgação
Deputado Chico Preto(PMN)/Foto: Divulgação

Citando dados da Mensagem Governamental a respeito dos investimentos no setor primário nos últimos três anos, onde segundo ele observa um declínio nos investimentos nos municípios do interior, o deputado Marco Antonio Chico Preto (PMN) fez um apelo aos deputados, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), hoje, quinta-feira (14), para que analisem e aprovem antes das eleições deste ano a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18, de sua autoria e do deputado Luiz Castro (PPS), que tramita desde 2011.

A PEC em questão prevê o orçamento mínimo para o setor primário, aumentando progressivamente de 0,7% para 1,5%, 2% até 2,5% do Orçamento estadual. Para o deputado Chico Preto, além do estabelecimento de um piso para o setor primário, por meio de Emenda Constitucional, é importante que a organização e o planejamento do setor sejam feitos pela convergência de ações dos órgãos do governo ligados ao setor.


Lembrando que a discussão e aprovação da matéria é papel da Casa, o deputado Chico Preto lembrou que o parlamento não tem a função de executar as políticas públicas para o setor primário, mas pode tomar uma decisão de dar impulso ao setor, estabelecendo recursos mínimos para o seu desenvolvimento.

“Ao votarmos estabelecemos como regra constitucional a determinação para que o Governo do Amazonas invista em programas próprios do setor primário e de todo o desenvolvimento  econômico do interior”, argumentou.

Para o deputado, as ações do governo como a falta de recuperação de ramais nos municípios mostram o declínio da política pública no setor primário. O deputado citou o programa Amazonas Rural, “que falava de aporte de R$ 1 bilhão para o setor e projetos de grandes melhorias”, mas argumentou que com menos de 1% do Orçamento não é possível imaginar essas melhorias, já que as decisões caminham numa situação contrária.

Em aparte, o deputado Luiz Castro citou a sua participação na formulação da PEC, como líder da minoria, e Chico Preto como líder da maioria, com a coleta de assinaturas de vários parlamentares da Assembleia, com o objetivo de garantir um progressivo aumento das receitas para as políticas públicas do setor primário. Castro lembrou as dificuldades para sensibilizar politicamente a causa do setor primário no Amazonas e disse que a aprovação da PEC será um grande avanço para o interior.

Artigo anterior‘Perdemos um homem que acreditava no modelo Zona Franca’, diz Marcelo Ramos
Próximo artigoPSB diz que decidirá substituto de Campos ‘quando julgar oportuno’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui