Chuva escura pode atingir São Paulo devido à poluição por fumaça

Queimadas em vegetação de serrado e canavial próximo a Sertãozinho, no interior de SP/Divulgação

São Paulo pode ter chuva escura neste final de semana devido à poluição causada pela fumaça dos incêndios no interior do estado e na Amazônia, segundo meteorologistas do Climatempo.


Esse fenômeno ocorre quando as nuvens de chuva encontram fuligem das queimadas, o que deve acontecer no domingo (25). A água coletada pode aparecer acinzentada devido ao acúmulo de poluentes.

“A fuligem das queimadas, tanto da Amazônia quanto do interior de SP, está sendo transportada para a Região Metropolitana e outras áreas do estado. Se chover, a chuva pode vir turva e escura”, explica César Soares, meteorologista do Climatempo.

Ventos fortes, que podem chegar a 90 km/h no norte do estado, também podem provocar tempestades de areia em algumas cidades do interior. Na Região Metropolitana de SP, os ventos devem alcançar 70 km/h, e a temperatura no domingo não deve passar dos 14°C.

Na sexta (24), o céu já estava cinza em cidades da Grande São Paulo, refletindo a poluição.

Desde quinta-feira (22), incêndios em vegetações próximas a rodovias do Noroeste paulista têm causado transtornos. Entre quinta (22) e sexta-feira (23), o estado registrou 2.316 focos de incêndio, quase 7 vezes mais que em todo o mês de agosto do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este número coloca São Paulo no topo da lista de incêndios do país nesta semana, superando até estados da Amazônia Legal, que enfrentam uma temporada recorde de queimadas.

Fonte: g1

Artigo anteriorBandeiraços de Roberto Cidade movimentam principais avenidas de Manaus
Próximo artigoAstronautas “presos” no espaço só poderão retornar à Terra em fevereiro de 2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui