
A tradicional banda da Bhaixa da Hégua ganhará as ruas do bairro Educandos, zona Sul de Manaus, hoje, domingo (19). Esta é a 26ª edição da banda que tem sua fama e irreverência registradas no carnaval de rua de Manaus. A festa será na rua Inocêncio de Araújo, a partir das 16h00.
O presidente da banda, Alcides Castro, conta que a Bhaixa da Hégua, que hoje arrasta mais de 30 mil foliões, surgiu no ano de 1991, durante o governo do presidente Fernando Collor, quando não haveria carnaval em Manaus. Na ocasião, um grupo de amigos se reuniu e criou a Banda Bhaixa da Hégua, hoje, uma das mais tradicionais da cidade.
Um fato curioso, destaca o presidente, é que a “hégua”, símbolo da banda, é caracterizada como a então primeira-dama, Rosane Malta. Segundo Castro, os fundadores entraram em contato com a ex-primeira-dama solicitando autorização para que o boneco tivesse suas características, como forma de homenagem.


Popular
Chegando em sua 26ª edição, a banda é aguardada não só pelos moradores do Educandos, mas por pessoas de diferentes bairros da zona Sul. A expectativa do presidente é que o público deste ano seja maior. “Aguardamos mais de 30 mil pessoas. Serão quatro bandas tocando para o povo. Precisamos de alegria e na Banda da Bhaixa da Hégua é o que mais se tem”, afirma.
Para Alcides Castro, sua relação com a banda vai além da folia de carnaval. “Essa banda significa muito para mim, pois minha irmã que faleceu vítima de câncer foi rainha da banda três vezes e antes dela partir, pediu para que eu não deixasse a banda acabar. Então assumi esse compromisso e estou na presidência há 10 anos”, finaliza.
Tracionais
Além da Banda da Bhaixa da Hégua, neste fim de semana mais 13 bandas ocorrerão em diferentes pontos da cidade, entre elas as tradicionais Banda do Jaraqui, Difusora, Bica e Boulevard.
Programação de hoje, domingo (19)
19/02, às 16h00
Boulevard Álvaro Maia – Centro
Bhanda da Bhaixa da Hégua
19/02, às 12h00
Rua Inocêncio de Araújo – Educandos
Bloco Carnavalesco Vermelho e Preto
19/02, às 14h00
Av. Paranavai – Raiz
Bloco Amigos da Vitoria Régia
19/02, às 16h00
Rua Vitória Régia – Mauazinho