Ciência de dados: líderes de mercado oferecem capacitação online

Programa global da Alteryx, busca aquecer mercado de análises - Foto: Foto: Divulgação

O mercado de trabalho para a área de Ciência de Dados no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos anos e possui uma boa perspectiva de novas oportunidades de emprego. De acordo com o guia salarial da consultoria Robert Half, publicado em 2018, o cientista de dados é um dos profissionais com mais oportunidades na área de tecnologia. Os salários, que neste ano ficam entre R$ 12 mil e R$ 22 mil, cresceram 15,25% desde 2017. Com esses atrativos, a profissão aparece em primeiro lugar no ranking divulgado pelo Glassdoor, site americano de recrutamento.

Contudo, mesmo dentro desse mercado promissor, o setor também foi atingido pela crise do coronavírus no país. Profissionais que prestavam serviços para empresas de segmentos como turismo, hotelaria e comércio, por exemplo, sentiram os impactos da crise e tiveram a demanda diminuída pela paralisação das empresas. Isso porque, até julho, mais de 700 mil empresas foram fechadas no Brasil por dificuldades financeiras, o que afetou prestadores de serviços como os Cientistas de Dados.

Apoio educacional aos profissionais afetados pela pandemia

Olhando para o cenário global de pandemia, a Alteryx, empresa estadunidense de softwares para ciência e análise de dados, lançou um programa de aprendizagem gratuito que pode ser acessado no mundo inteiro. O ADAPT (Advancing Data and Analytics Potential Together, ou “Promovendo Juntos o Potencial dos Dados e Análises”, em português) oferecerá capacitação em ciência de dados. Ao concluir a primeira etapa, é possível avançar para um segundo curso, com foco em análise preditiva pela Udacity Nanodegree.

O ADAPT tem 125 horas de aulas online que mesclam diversos formatos, como classes interativas, vídeos, webinars e podcasts. Os alunos ainda têm acesso a suporte técnico individual, caso seja necessário. O alvo do curso são profissionais que estão desempregados no momento e recém-graduados com dificuldades para ingressar no mercado de trabalho por conta da Covid-19.

Podem participar do curso pessoas com qualquer nível de conhecimento sobre análise de dados. O único requisito pedido pela empresa é que sejam indivíduos que foram afetados financeiramente pela pandemia. Para se cadastrar, basta acessar https://www.alteryx.com/pt-br/why-alteryx/alteryx-for-good/adapt-program. Na página de inscrição serão pedidos apenas nome, endereço, local onde trabalhou e cargo que ocupou.

Oportunidade para iniciar na área de Ciência de Dados

Já para quem deseja expandir o aprendizado sobre o tema, há outra oportunidade disponível: o curso de introdução à Ciência de Dados, oferecido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Nele, o participante deve ter uma visão geral do que é ciência de dados e das suas principais etapas, além de ter contato com o ferramental matemático e computacional utilizado na profissão.

O curso é online, gratuito e recomendado para alunos de Nível Superior e profissionais da área de Tecnologia. Para assistir às aulas, não é necessário processo seletivo, basta preencher a ficha de inscrição na área de cursos de curta e média duração do site, clicando aqui.

Acompanhando esse crescimento na ciência de dados, profissionais de diversos setores se interessam em entender e buscam se capacitar em soluções e tendências desse setor, integrando o mundo de análises avançadas em suas decisões cotidianas, embasam seus argumentos e iniciativas com dados. Para aqueles que querem se aprofundar no conhecimento individual ou em equipe independente do nível de conhecimento, há disponibilidade de cursos com módulos online contemplando toda a Jornada de Dados, isso significa acompanhar todo o processo pelo qual os dados passam até a automação da tomada de decisão e de insights, mais conhecida como Inteligência Artificial. O retorno que as empresas têm ao investir na capacitação de profissionais com essas habilidades traz retorno e precisão para processos e decisões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui